Ouvir o texto...

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Cultura e cozinha brasileira - Baião-de-dois - Receita de Claude Troisgros, do livro Culinária nordestina encontro de mar e sertão.

Perfil da chef francês Claude Troisgros

O encontro dos paladares do sertão e do litoral marca a cozinha típica de oito estados nordestinos. Além do ensaio antropológico de Raul Lody e de um prefácio do chef francês Claude Troisgros, o livro traz 398 receitas de pratos originais e dos famosos doces nordestinos, ricamente ilustradas com fotografias a cores de Humberto Medeiros. Enfocando e associando alguns aspectos da história da região com seus pratos típicos, a obra faz parte da série A Formação da Culinária Brasileira.








Ingredientes

1/2 kg de feijão-verde (de corda)
Se não encontrar na sua cidade utilize feijão carioquinha.

12 xícaras de água

200 g de bacon cortado em cubinhos

1 linguiça calabresa cortada em rodelas

1 1/2 xícara de arroz cru

1 pimentão cortado em quadradinhos (50g)

1 cebola picada (100g)

2 dentes de alho amassado

4 colheres (sopa) de óleo

1 xícara de queijo coalho

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Cheiro verde (salsa e cebolinha) a gosto

 

Modo de Preparo

Cozinhe o feijão com a água, a linguiça e o bacon, em seguida, reserve. Frite o alho, a cebola e o pimentão no óleo, até que fiquem macios. Junte o arroz e só então frite mais um pouco. Acrescente o feijão com 3 xícaras do caldo do cozimento e cozinhe até o arroz amaciar. O tempero pode ser feito com sal e pimenta-do-reino. Adicione o queijo cortado em pedaços e salpique o cheiro verde, sirva quente.






fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti http://www.editorasenacsp.com.br/portal/produto.do?appAction=vwProdutoDetalhe&idProduto=19801

Nenhum comentário:

Postar um comentário