Ouvir o texto...

quinta-feira, 5 de março de 2015

Cultura e cozinha brasileira - Capeletti ao molho de ervas finas - Mônica Rangel , do livro Interpretações de gosto ( SENAC ).

Eleito, em 2013, pela décima vez consecutiva, como melhor restaurante mineiro, o Gosto com Gosto, em Visconde de Mauá, é referência nacional e internacional. E sua história se confunde com o esforço da chef Mônica Rangel na difusão de uma culinária da terra, que vale a pena ser conhecida. No livro Interpretações do gosto – por Mônica Rangel, a autora propõe uma harmoniosa combinação da comida tradicional mineira com conceitos modernos da gastronomia brasileira. Para isso, ela tem como base sua própria história pessoal, suas memórias e vivências adquiridas em viagens que lhe permitiram entrar em contato com técnicas variadas da culinária de diferentes países.



A obra da Editora Senac São Paulo mostra o resultado deste trabalho: uma inovação com preservação das raízes culturais gastronômicas do Brasil. Também relata a trajetória de Mônica Rangel, que passou a infância com a mãe e a avó materna, ao pé do fogão de lenha, olhando, mexendo e provando as delícias que dele saíam. Há 20 anos, mudou-se para Visconde de Mauá, com o desafio de abrir um estabelecimento comercial para mostrar aos moradores da pequena cidade de 5 mil habitantes aquela cozinha de sua memória. O espaço, montado para ser uma despretensiosa casinha de quitutes, despontou como o reduto da profissional que representaria a gastronomia mineira do Brasil no mundo.

A culinária mineira da autora desfila entre o tradicional e o mineiro. “Quanto mais conheço outros países e outras culturas, mais fico certa de que a cozinha mineira revela uma riqueza de sabores da miscigenação cultural de povos que adentravam Minas Gerais em busca de outras riquezas e nos deixaram um imenso tesouro”, declarou. E, entre esses tesouros, Mônica destaca o angu, a gordura de porco, os ensopados e a comida de tacho e de tabuleiro.

Com fotos de Luna Garcia, Interpretações do gosto – por Mônica Rangel reúne receitas de petiscos, produtos artesanais, ingredientes da montanha, acompanhamentos, tradições e criações, doces e muito mais. Para a chef, os petiscos são a “comissão de frente de um desfile” e “dão o tom para a refeição que virá em seguida”. Entre os destaques, estão torresmo pururuca, pão de queijo, bolinhos de mandioca recheados de queijo e pastéis de angu.

A chef também ensina a fazer as linguiças artesanais, os pães caseiros e o queijo minas frescal, além de receitas com ingredientes da montanha, como o pinhão e o ora-pro-nóbis, uma trepadeira com folhas suculentas e comestíveis. Os acompanhamentos são como coadjuvantes e têm a função de realçar o sabor do produto principal, trazendo cores, texturas e formas e compondo os pratos de maneira harmoniosa. Sem esquecer das tradições: tutu de feijão, feijão tropeiro, vaca atolada e a tradicional costelinha de porco – um dos trunfos de Mônica Rangel.



“Interpretações do gosto” por Mônica Rangel 



Livro reúne deliciosas receitas de pratos típicos mineiros
com inovação e conceitos modernos da gastronomia brasileira


Interpretações do gosto – por Mônica Rangel 
Autora: Mônica Rangel
Editora: Editora Senac São Paulo
Número de páginas: 240



Para a sobremesa, nada melhor do que se deliciar com os doces típicos mineiros, como cocada mole e cocada de forno, doce de abóbora com coco, doce de banana, ambrosia, arroz doce, curau de milho-verde, e muito mais.

Considerações do site “Receitas e Temperos”: O livro está apaixonante… As receitas são ótimas e bem brasileiras, aquelas do tipo que acolhem a qualquer paladar, as imagens estão lindas e através delas você consegue sentir o amor da Chef pelo alimento de forma retratada. Vale adquirir esse livro e preparar em casa todas as receitas! Vocês vão adorar!

Edição: maio/2014





Capeletti ao molho de ervas finas





 Delícia de receita com toque especial de ervas finas… suave e marcante. O preparo é fácil e rápido. Confira essa sugestão!
INGREDIENTES:
  • 300 g de capeletti
  • 30 g de manteiga
  • 3 dentes de alho picado
  • 10 azeitonas picadas
  • suco de 1 limão
  • 50 ml de azeite de oliva
  • 1/2 colher (sopa) de alecrim
  • 1/2 colher (sopa) de tomilho
  • 1/2 colher (sopa) de manjericão
  • 1/2 colher (sopa) de orégano
  • 1/2 colher (sopa) de salsinha picada
  • sal e pimenta do reino branca a gosto
MODO DE PREPARO:
1- Em uma panela refogue o azeite, a manteiga, o alho e a cebola.
2- Adicione as azeitonas, o suco de limão e os demais ingredientes (alecrim, tomilho, manjericão, orégano, salsinha picada, sal e pimenta). Aqueça durante 2 minutos, misturando bem até que todos os ingredientes estejam incorporados ao molho, e reserve.
3- Cozinhe o capeletti em água fervente com sal. Após cozido, escorra-0 e junte-o ao molho, misturando em fogo baixo durante 1 minuto, aproximadamente.
4- Sirva a seguir.






fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti http://www.receitasetemperos.com.br/coluna-gourmet/interpretacoes-do-gosto-por-monica-rangel

Nenhum comentário:

Postar um comentário