Ouvir o texto...

terça-feira, 3 de março de 2015

Cultura e cozinha brasileira - TROPEIRO do MAR - Mônica Rangel , do livro Interpretações de gosto ( SENAC ).

Chef

Mineira de Juiz de Fora, Monica comanda há 20 anos com sucesso, os fogões do simpático restaurante Gosto com Gosto, em Visconde de Mauá. Considerado o Melhor Restaurante Mineiro pelo Guia 4 Rodas desde 2003, o Gosto com Gosto faz parte da seleta Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança. Todas as linguiças, doces, queijos e pães, servidos no restaurante, são fabricados por suas mãos habilidosas. 

Há 22 anos organiza e promove o Concurso Gastronômico de Visconde de Mauá, um dos pioneiros no Brasil e que acontece há 22 anos consecutivos na região ( www.mauagastronomico.com.br ).

Monica tem asas nos pés e frequentemente viaja pelo Brasil e pelo mundo a fora para dar palestras, fazer demonstrações culinárias e participar de eventos gastrônomicos. A realização de buffets, jantares e coquetéis, em vários tamanhos e formatos, também faz parte do seu currículo.

Monica, como grande defensora da gastronomia brasileira, participa e promove diversos eventos, levando seu conhecimento e falando sobre a necessidade de valorizar nossa cultura e gastronomia. Por conta desse amor tatuou GASTRONOMIA BRASILEIRA em seu braço. 

Em 2006, Monica foi convidada pela Câmara de Comércio Brasil e Alemanha e pela Universidade de Santa Catarina (Unisul) para representar a gastronomia brasileira na Alemanha, elaborando jantares em Berlim, Rostock e Perleberg. Foram 19 dias de intercâmbio cultural e gastronômico durante a Copa do Mundo.

Em 2007 Monica participou do Madrid Fusion, o mais importante encontro de gastronomia contemporânea realizado na Espanha. Em 2008 retornou a Europa, dessa vez como chef convidada, para um dos eventos mais importante de Portugal, nos Açores. Trata-se da Festa de San Juanina que marca a rota do descobrimento do país. 

Em 2009 foi convidada pelo chef Vitor Sobral para fazer um evento em seu restaurante, Tasca da Esquina, a mais nova sensação de Lisboa, e para participar do Peixe em Lisboa, evento típico do país. 

No Alentejo, Monica firmou parcerias e iniciou a produção de um vinho com seu nome, assinado pelo grande enólogo Paulo Laureano. Monica também coordenou o Cruzeiro Gourmet, da Costa Crociere, por 6 anos, levando chefs de renome para completar o sucesso do evento. Em 2014 criou em parceira com a Royal Caribbean o Royal Gourmet, onde a gastronomia brasileira é o ponto principal.

A convite do ICIF, famosa escola de gastronomia da Itália, foi fazer “comida brasileira de rua” no tradicional evento italiano Girotonno 2011. Em 2012 ela foi citada no site do IG como uma das Mulheres que devem estar na nossa Mira do Brasil, devido a sua intensa atuação pela valorização da gastronomia brasileira.  

Foi uma das palestrantes do TEDx Campos em 2012. 

Em novembro de 2012 foi palestrante do Mesa Tendências em São Paulo, maior congresso gastronômico do Brasil.

Ainda em 2012 fundou o “MOVIMENTO BRASIL À MESA” que tem como objetivo central valorizar a gastronomia brasileira. A partir deste movimento, foi firmado um Acordo de Cooperação Técnica com a EMBRATUR e a parceria nos eventos Goal to Brasil, levando mais de 22 chefs para 15 países diferentes. 

Através dessa parceria com a Embratur aconceteu também o convite para representar o Brasil em um dos maiores congressos gastronômicos no mundo, o Gastronomika, em San Sebastian, Espanha e o Madrid Fusion,.

Após a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica na área de Gastronomia com a Embratur foi criado o evento Goal to Brasil, onde a gastronomia brasileira foi o foco e foi levada a 14 países diferentes que foram escolhidos por serem os maiores emissores de turismo para o Brasil. 

Em 2013 levou a gastronomia nacional para China em parceria com a APEX.

Mônica é jurada do programa Cozinheiros em Ação da GNT com Olivier Anquier que esta em sua segunda temporada.

Criou o evento BRASIL FASHION AND FOOD em parceria com a Embratur para aliar a gastronomia a moda em Miami, Shangai e Paris em 2014. 
fonte: facebook

Telefone 24 33872004 E-mail monicanery123@hotmail.com


TROPEIRO do MAR


Monica Rangel


Serve 4 pessoas

Ingredientes 80 g de feijão-verde

80 g de fava branca

400 ml de caldo de peixe

80 g de camarão miúdo

60 g de camarão tamanho 21/30

40 g de sal grosso

20 g de bacon em cubos

20 g de cebola picada

12 g de alho amassado

1 pimenta dedo-de-moça picada sem semente

20 ml de azeite virgem

80 g de polvo previamente cozido e cortado em cubos

80 g de lula em anéis

10 g de coentro em folha picado

Sal a gosto

Folhas de coentro picadas para decorar

Preparo Limpe o polvo e leve a uma panela de pressão sem agua por 15 minutos, contados depois que a panela começar a chiar.

Espere esfriar, abra e pique, aproveite a agua que se formou para colocar no caldo de peixe que irá cozinhar os feijões


1. colocar o feijão e a fava de molho separados por 6 horas, descartar a agua e Cozinhe-os separadamente em um caldo de peixe com o caldo do polvo não muito concentrado até ficarem al dente. Drene o caldo depois que os feijões esfriarem. Descarte o caldo e reserve os feijões.

2. Limpe os camarões miúdos, descartando totalmente as cascas. Coloque os camarões em sal grosso sem agua, cubra e deixe descansar por 15 minutos Enxague-os bem, ponha de molho em água gelada, cubra e deixe descansar por mais 15 minutos. Drene e reserve.

3. Limpe os camarões 21/30, preservando os rabos. Repita o procedimento descrito na etapa anterior.

4. Em uma panela em fogo alto, frite o bacon e acrescente a cebola, o alho e a pimenta. Quando estiverem dourados, acrescente os camarões miúdos e deixe que tomem cor. Adicione as lulas e frite ligeiramente para não endurecer. Tempere com sal a gosto. Acrescente o feijão, a fava, o polvo e finalize com a cebolinha e o coentro. Reserve.

5. Coloque o azeite em uma frigideira quente e frite os camarões 21/30 com o rabo, quando estiver vermelhinho vire e deixe fritar do outro lado também. Reserve. 6. Para montar os pratos, coloque o tropeiro no centro de cada um e, sobre o tropeiro um camarão grande no centro. Salpique com coentro picado.

Fonte:  @edisonmariotti #edisonmariotti  Chef Mônica Rangel http://chefsdecozinha.com.br/super/receitas/regionais/tropeiro-do-mar-pelo-chef-carlos-ribeiro/

Nenhum comentário:

Postar um comentário