Ouvir o texto...

terça-feira, 31 de março de 2015

Penelope Curtis será a primeira estrangeira a dirigir o Museu Gulbenkian

A historiadora britânica de arte Penelope Curtis, 53 anos, que assumirá o cargo de diretora do Museu Calouste Gulbenkian a partir do outono deste ano, será a primeira estrangeira a dirigir esta entidade.

Desde abril de 2010 no cargo de diretora da galeria Tate Britain, em Londres, Penelope Curtis irá suceder a João Castel-Branco Pereira, 68 anos, que foi diretor do Museu Calouste Gulbenkian entre 1998 e 2014, altura em que anunciou a aposentação.

No cargo atual, em Londres, onde coordenou várias exposições, Curtis foi responsável pela abertura da nova Tate Britain, em 2013, e pela reorganização das galerias.

Penelope Curtis estudou História Moderna no Corpus Christi College, em Oxford (1979--1982), e fez um mestrado e um doutoramento sobre escultura francesa pós-Rodin no Courtauld Institute of Art (1983--89).

O seu campo de investigação incide sobretudo na arte do período entre as duas guerras mundiais, arquitetura e arte contemporânea, tendo publicado vários livros e ensaios sobre estes temas.

Antes de assumir a direção da Tate Britain, Penelope Curtis foi curadora no Henry Moore Institute, em Leeds, no norte da Inglaterra, a partir de 1999, tendo sido responsável por um programa de exposições que incluiu esculturas de todas as épocas.

Sob a sua direção, foi desenvolvida investigação sobre as coleções da Tate Britain, lançadas novas publicações e adquiridas obras de artistas como Rodin, Epstein e Calder.

Foi a primeira curadora de exposições na Tate Liverpool, quando da abertura da galeria, em 1988.


Penelope Curtis


Assinou a curadoria e cocuradoria de exposições como "Barbara Hepworth: A Retrospective", na Tate Liverpool, em 1994, "Sculpture in Painting", em 2010, no Henry Moore Institute e Modern British Sculpture, na Royal Academy, em 2011.

Tem realizado conferências em museus e universidades dentro e fora do Reino Unido, foi ainda presidente do júri do Turner, um dos mais prestigiados prémios de arte britânicos.

Foi membro da Art Commissions Committee for the Imperial War Museum e, entre outros cargos, faz atualmente parte do Advisory Committee for the Government Art Collection.

As publicações da sua autoria incluem "Sculpture 1900--1945", no "Oxford History of Art" (Oxford editora 1999) e "Patio & Pavilion: the place of sculpture in modern architecture" (Ridinghouse/Getty, 2007).

fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=816732&tm=4&layout=121&visual=49

Nenhum comentário:

Postar um comentário