Listen to the text.

quarta-feira, 29 de abril de 2015

No México, existe um museu debaixo de água

Uma galeria de arte tem, por norma, como principal objetivo dar a conhecer as obras dos artistas expostos. Mas no México, o Museo Subacuático de Arte (MUSA) vai mais além. Criado em 2009, pretende criar uma interação entre a arte e o ambiente, e ajudar a preservar os recifes que o rodeiam.

Localizado junto à costa de Cancun, o MUSA está rodeado de corais e recifes que todos os anos, segundo o site oficial do museu, atraem cerca de 750 mil turistas. São estas visitas que criam pressão sobre os recifes naturais e a vida que existe nestes locais.

O MUSA foi criado então como uma atração alternativa: sendo um museu único no mundo, possível de visitar apenas através de técnicas de mergulho, começou a atrair os turistas que antes queriam apenas ver os corais.

A ideia partiu de Jaime González Cano, diretor no parque natural da região, Roberto Díaz Abraham, presidente da Associação Náutica de Cancun, e Jason deCaires Taylor, um escultor inglês cujas obras fazem parte da exposição permanente.

Atualmente, estão permanentemente em exposição mais de 500 peças em tamanho real, presas ao chão e construídas com materiais específicos, para que possa surgir vida também entre as esculturas. As figuras de Taylor têm a particularidade de serem criadas tendo como modelos os habitantes de uma vila piscatória próxima de Cancun.

Além dos trabalhos de restantes artistas, está também disponível uma exposição em terra, com imagens e algumas esculturas do MUSA.

fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti
http://querosaber.sapo.pt/historia/no-mexico-existe-um-museu-debaixo-de-agua





















































Nenhum comentário:

Postar um comentário