Google+ Followers

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Grupo Doce de Flautas da UECE apresenta no Museu da Indústria, Fortaleza, Ceará, Brasil, repertório de música brasileira e da cultura gamer

O Grupo Doce de Flautas da Universidade Estadual do Ceará (UECE) fez apresentação em (8/8) de música brasileira e do imaginário da cultura gamer (temas de jogos, filmes e séries). 

O evento faz parte do Programa Música no Museu, do Museu da Indústria, e da programação do Viva o Centro Fortaleza.



Em formato leve e descontraído, o Grupo Doce de Flautas se expressa pelo repertório artístico diversificado, centralizado na família da flauta doce: sopranino, soprano, contralto, tenor e baixo. 

As atividades estimulam a sensibilização artística e a experiência de fazer musical coletivo por meio da performance, incentivam as trocas de saberes entre alunos e orientadora, tornando o trabalho de transmissão e recriação musical uma atividade prazerosa, sociabilizante, educativa e criadora.

Formado por alunos e professores dos cursos de licenciatura e bacharelado em Música da UECE, o Grupo Doce de Flautas traz ao público um vasto repertório. É um dos projetos mais atuantes na história do curso de Música da UECE. 

Fundado em 1981, funcionou como projeto de extensão e passou por diversas transformações e coordenações. Desde 2009, o grupo desenvolve um trabalho com regularidade de ensaios e permanência de integrantes, sob orientação da professora Luciana Gifoni. Desde 2010, o projeto conta com bolsas de iniciação artística da UECE, contemplando boa parte dos flautistas do grupo.

Programa Música no Museu

Música no Museu é um programa do Museu da Indústria para levar apresentações musicais em formatos diversos, sejam espetáculos didáticos, lúdicos, teatrais ou musicais. Já foram realizadas apresentações da Orquestra Sinfônica da UECE e do Grupo de Choro da UECE.

As atividades acontecem no âmbito do Convênio SESI UECE, firmado entre as duas instituições, em julho. A parceria prevê a criação da Orquestra de Formação UECE SESI e oferta de cursos de música para a comunidade.

Viva o Centro Fortaleza

O projeto tem como objetivo principal a valorização do Centro sob o aspecto cultural, promovendo uma melhor qualificação do uso e preservação dos espaços públicos e privados. O projeto realiza ações mensais, aos sábados, durante todo o dia, com programação articulada entre os espaços participantes. Cada um deles cria sua programação e se articula com as demais, de forma a estimular que o público visite o Centro e permaneça no local para participar de outras atividades. A programação é voltada a um público diversificado, como pessoas de menor acesso à cultura, usuários habituais do Centro, dentre outros.

A programação no Museu da Indústria inicia com café da manhã no Bistrô, o AMI Restaurantes e Depois, que também estará disponível para almoço. O espaço permanece aberto de 9h às 17h. Além da apresentação do Grupo Doce de Flautas, quem visitar o espaço pode conferir a exposição de longa duração "História da Industrialização do Ceará", um convite a fazer uma viagem no tempo e conhecer a rica e fascinante história da industrialização cearense que se inicia com o ciclo do couro e chega até os dias atuais. A exposição está disponível para visita gratuita de 9h às 17h.

Serviço
Apresentação do Grupo Doce de Flautas da UECE no Museu da Indústria - 
Local: Museu da Indústria (Rua Dr. João Moreira, 143 – Centro – Em frente ao Passeio Público)





fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti
http://www.maxpressnet.com.br/Conteudo/1,775388,Grupo_Doce_de_Flautas_da_UECE_apresenta_no_Museu_da_Industria_repertorio_de_musica_brasileira_e_da_cultura_gamer,775388,1.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário