Google+ Followers

quinta-feira, 19 de maio de 2016

CARLA DOMINGAS CATIVA - DIRECTORA DA CULTURA DA PROVÍNCIA DO CUANDO CUBANGO, Angola e o projecto para transformar as antigas cadeias de repressão colonial do Missombo, em Menongue, em museu.

Cuando Cubango: Defendida valorização contínua dos museus.

Menongue - A directora provincial da cultura do Cuando Cubango, Carla Cativa, defendeu hoje, quarta-feira, em Menongue, a necessidade dos jovens estudantes, principalmente, primarem pela valorização contínua dos museus, por serem importantes fontes de conhecimento históricos, cultural e científico.


CARLA DOMINGAS CATIVA - DIRECTORA DA CULTURA
DA PROVÍNCIA DO CUANDO CUBANGO
FOTO: ARMANDO MORAIS


A responsável advogou essa posição quando falava à Angop, a propósito do Dia Internacional dos Museus, que se assinala hoje, tendo frisado que os museus servem ainda para dar a conhecer a vivência, hábitos e costumes dos antepassados.

Nos museus, reforçou, as pessoas podem encontrar as origens dos povos, entre outros dados históricos relevantes.

Segundo a directora, os jovens da província do Cuando Cubango, principalmente estudantes e excursionistas, têm procurado com certa frequência os museus para conhecerem melhor os factos históricos locais.

Ainda esse ano, anunciou, será reabilitado o Museu de Menongue, que se encontra inoperante há muito tempo.


Essa medida, explicou, visa valorizar mais o museu, para servir de fonte de investigação e informação dos visitantes.

Deu a conhecer que existe ainda um projecto para transformar as antigas cadeias de repressão colonial do Missombo, em Menongue, em museu.

"Em 2015, foi lançada a primeira pedra para o arranque desse projecto, que vai englobar, além do museu, uma escola de artes e ofícios, para a formação de jovens", acrescentou.



Fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti


Nenhum comentário:

Postar um comentário