Google+ Followers

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) nesta campanha de angariação de fundos que dividiu o quadro em 10 mil pixéis. Angariados 600 mil euros

O Museu Nacional de Arte Antiga já tem os 600 mil euros necessários para a aquisição do quadro "A Adoração dos Magos", fruto da campanha "Vamos pôr o Sequeira no Lugar Certo".



Os 600 mil euros são o valor necessário para comprar a obra, atualmente nas mãos dos descendentes do duque de Palmela.

A campanha começou a 27 de outubro e tinha a sua conclusão prevista para 30 de abril. O valor total foi assim alcançado três dias antes.

A Casa de Bragança contribuiu hoje com 35 mil euros, de acordo com o Público, parceiro do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) nesta campanha de angariação de fundos que dividiu o quadro em 10 mil pixéis.

O quadro pintado por Domingos Sequeira


Cada píxel custava seis cêntimos, que se iam iluminando na página web dedicada à campanha à medida que os donativos iam chegando. Hoje, acenderam-se os últimos.

Ao longo de seis meses, o quadro do pintor Domingos Sequeira, um dos autores mais importantes do século XIX em Portugal, recebeu contributos de privados, grupos de pessoas, empresas e instituições. Um dos maiores contributos -- 200 mil euros, um terço do valor total -- veio da Fundação Aga Khan. Esteve, também, em exposição no museu das Janelas Verdes, em Lisboa.

O diretor do MNAA, António Filipe Pimentel, fará uma conferência de imprensa estar tarde, com os detalhes da campanha que sempre disse ser também "um esforço de cidadania".

Seis meses de campanha

Uma semana depois do lançamento de "Vamos pôr o Sequeira no Lugar Certo" tinham sido angariados 43 mil euros.

A 6 abril, cerca de um mês após a sua tomada de posse como Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa também esteve no MNAA para fazer uma contribuição. No seu caso, de 150 euros.

"Apetecia-me dar muito mais, mas pensei na situação de muitos portugueses - o que ganham em pensões, em reformas e em salários mínimos - e dei 150 euros, para precisamente não poder ser acusado de ferir a suscetibilidade muitos, muitos portugueses", declarou o chefe de Estado aos jornalistas, no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, nessa ocasião.

A Câmara Municipal do Porto anunciou a doação de 15 mil euros e juntou-se à ANA Aeroportos, SPA - Sociedade Portuguesa de Autores, Fundação EDP, Casa Pia, o Centro Comercial Amoreiras e várias escolas e juntas de freguesia espalhadas pelo país.

A Adoração dos Magos esteve em exposição no museu enquanto
 durou a campanha "Vamos pôr o Sequeira no Lugar Certo"


Considerado obra-prima

"A Adoração dos Magos" é uma tela pintada a óleo (100 x 140 cm) com data de 1828. Sobressai o tratamento da luz e a modelação das figuras. Um crítico italiano considerou-o um "capolavoro", isto é, uma obra-prima.

O MNAA reúne o maior acervo de desenhos e pinturas de Domingos Sequeira. Faltava-lhe, no entanto, uma das mais relevantes do conjunto da obra do pintor, nascido em Lisboa, em 1765, e formado em Roma.


Fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti


Nenhum comentário:

Postar um comentário