Google+ Followers

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Construída em 1537, a Igreja é um dos mais importantes monumentos histórico e arquitetônico de Ilhéus e da Bahia, Brasil. --- Built in 1537, the church is one of the most important historical and architectural monuments of Ilheus and Bahia, Brazil.. --- Построенный в 1537 году, церковь является одним из самых важных исторических и архитектурных памятников Ильеуса и Баия, Бразилия.

Após reforma, segunda igreja mais antiga do Brasil é reaberta em Ilhéus
A reforma foi realizada a partir de mobilização da comunidade, em 2012



Igreja Nossa Senhora Santana

Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), há cerca de 30 anos, o segundo templo católico mais antigo do Brasil, a Igreja de Nossa Senhora de Santana, localizada no distrito rural de Rio de Engenho, em Ilhéus, foi reaberta para a comunidade, na manhã do domingo, dia 02, após as intervenções realizadas pelo instituto para a recuperação do patrimônio. 

Uma missa celebrada às 10 horas, pelo padre Ademir Amaral, que contou com a presença do prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, e secretários municipais, marcou a entrega da igreja à comunidade católica.


Na oportunidade, o prefeito Jabes Ribeiro destacou a simbologia do templo e garantiu esforços para contribuir com a valorização do sítio histórico e para a melhoria da qualidade de vida da comunidade.

“Além da estrutura física, a reforma da Igreja de Nossa Senhora de Santana representa uma ação de enorme valor histórico, cultural e turístico, pois o distrito de Rio de Engenho forma um conjunto arquitetônico e de belezas naturais entre os mais atrativos da zona rural de Ilhéus”, destacou Jabes Ribeiro.

A reforma foi realizada a partir de mobilização da comunidade, em 2012, com a participação da professora Maria Aparecida Maranhão, representante da família proprietária do terreno. Os serviços incluíram a recuperação das instalações elétricas e hidráulicas, pintura geral, substituição do piso e do telhado, troca da madeira do mezanino, entre outros.

Também foram restauradas as imagens de Nossa Senhora Santana, São Benedito, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora dos Passos, Santo Antonio e do Senhor Jesus Crucificado.

O evento contou com as presenças do presidente da Associação de Moradores de Rio de Engenho, Ednilson do Nascimento Araújo, dos secretários municipais de Desenvolvimento Social e de Meio Ambiente e Urbanismo, respectivamente, Jamil Ocké e Antonio Vieira, além da presença de líderes comunitários. Entre os dias 18 a 28 de julho próximo, está programada a festa de Nossa Senhora de Santana, padroeira da localidade. 


Construída em 1537, a Igreja é um dos mais importantes monumentos histórico e arquitetônico de Ilhéus e da Bahia. Pertenceu à família de Mem de Sá, terceiro governador-geral do Brasil, e foi um local de grande atuação dos jesuítas no Século XVI.







Cultura e conhecimento são ingredientes essenciais para a sociedade.

A cultura é o único antídoto que existe contra a ausência de amor

Vamos compartilhar.





--in via tradutor do google

Built in 1537, the church is one of the most important historical and architectural monuments of Ilheus and Bahia, Brazil.


After retirement, the second oldest church in Brazil is reopened in Ilheus
The reform was carried out community mobilization in 2012



Church of Our Lady Santana

Listed by the Heritage Institute for National Artistic (IPHAN), for about 30 years, the second oldest Catholic church in Brazil, the Church of Our Lady of Santana, located in the rural district of Engenho River in Ilheus, was reopened to the community, on the morning of Sunday, April 02, after the interventions carried out by the institute for the recovery of assets.

A Mass celebrated at 10 am, by Ademir Amaral priest, which was attended by the mayor of Ilheus, Jabes Ribeiro, and municipal secretaries, marked the delivery of the church to the Catholic community.


On the occasion, Mayor Jabes Ribeiro highlighted the symbolism of the temple and assured efforts to contribute to the enhancement of the historic site and to improve the community's quality of life.

"In addition to the physical structure, the reform of the Church of Our Santana Lady is an action of great historical, cultural and tourism as the Engenho River district forms an architectural and natural beauty set between the most attractive of rural islanders, "said Jabez Ribeiro.

The reform was carried out community mobilization in 2012, with the participation of Professor Maria Aparecida Maranhão, representative of the owner of the land family. The services included the recovery of electrical and hydraulic installations, general painting, replacement of floor and roof, exchange of wood mezzanine, among others.

Also restored were the images of Our Lady Santana, St. Benedict, Our Lady of Grace, Our Lady of the Steps, Santo Antonio and the Lord Jesus Crucified.

The event was attended by the president of the Engenho River Residents Association, Ednilson of Araujo Nascimento, the Municipal Secretaries of Social Development and Environment and Urbanism, respectively, Jamil Ocke and Antonio Vieira, and the presence of community leaders. Between 18 to 28 next July, is scheduled the feast of Our Lady of Santana, patron saint of the town.



Built in 1537, the church is one of the most important historical and architectural monuments of Ilheus and Bahia. Belonged to Mem de Sa family, third governor-general of Brazil, and was a place of great activity of the Jesuits in the sixteenth century.








--ru via tradutor do google
Построенный в 1537 году, церковь является одним из самых важных исторических и архитектурных памятников Ильеуса и Баия, Бразилия.

После выхода на пенсию, вторая самая старая церковь в Бразилии вновь открыт в Ильеус
Реформа была проведена мобилизация сообщества в 2012 году




Церковь Божией Матери Santana

Включенный в список Института наследия для Национального художественного (ИПХАН), в течение примерно 30 лет, вторая самая старая католическая церковь в Бразилии, церковь Богоматери Santana, расположенного в сельской местности в районе реки Engenho в Ильеус, был вновь открыт сообществу, утром в воскресенье, 02 апреля, после вмешательства, проводимых институтом по возвращению активов.

Месса отмечается в 10 часов утра, на Ademir Амарал священника, в котором приняли участие мэр Ильеуса, Иависа Ribeiro и муниципальных секретарей, отметили поставку церкви к католической общине.


По случаю, мэр Иависа Ribeiro подчеркнул символику храма и заверили усилия, чтобы способствовать укреплению исторического сайта и улучшить качество сообщества жизни.

"В дополнение к физической структуре, реформа церкви Пресвятой Богородицы Сантана является действием большое историческое, культурное и туризма, как район реки Engenho формирует архитектурный и естественную красоту, расположенное между самым привлекательным из сельских островитяне, "сказал Джейбиз Ribeiro.

Реформа была проведена мобилизация сообщества в 2012 году, с участием профессора Марии Aparecida Мараньяу, представителем владельца семьи земли. Услуги включали в себя восстановление электрических и гидравлических установок, общей картины, замена пола и крыши, замена древесины антресоли, среди других.

Также восстановлены были образы Богоматери Сантана, Святого Бенедикта, Божией благодати, Божией Матери шагов, Санто-Антонио и Господа Иисуса распятого.

В мероприятии приняли участие президент Ассоциации Engenho River жителей, Ednilson из Араужу Насименто, муниципальных секретарей социального развития и охраны окружающей среды и урбанизма, соответственно, Джамиль Ocke и Антонио Виейра, а также присутствие лидеров общин. Между 18 до 28 в июле следующего года, запланирован праздник Богоматери Сантана, покровителя города.



Построенный в 1537 году, церковь является одним из самых важных исторических и архитектурных памятников Ильеуса и Баия. Принадлежал Мем де Са семье генерал-губернатора Бразилии третий, и был местом большой активности иезуитов в шестнадцатом веке.

Nenhum comentário:

Postar um comentário