Ouvir o texto...

terça-feira, 7 de novembro de 2017

From The Other Side Of The Mirror To See At The Calouste Gulbenkian Museum. - Do Outro Lado Do Espelho Para Ver No Museu Calouste Gulbenkian.

It is called The Other Side Of The Mirror and is the new temporary exhibition of the Calouste Gulbenkian Museum, curated by Maria Rosa Figueiredo and the collaboration of Leonor Nazaré.


The exhibition, which will be open to the public until February 5, 2018, "explores the presence of the mirror in European art especially in painting, but also in sculpture, photography, cinema and book art."

From the Other Side of the Mirror presents 69 works, from the 13th century to the present, from various private and public collections, from various European countries, such as the Thyssen-Bornemisza Museum, the Reina Sofia Art Center, the Center Pompidou, the Fitzwilliam Museum , the Tate, the Musées de Beaux-Arts de Bordeaux and Lille, and national museums such as the Calouste Gulbenkian Museum itself, the National Museum of Ancient Art, the Chiado Museum, the Grand Vasco Museum, the House of Stories, the Museum University of Coimbra and collections such as the Caixa Geral de Depósitos or the Berardo Collection.

The exhibition is divided into five thematic centers: "Who am I?". The Identity Mirror; The Allegorical Mirror; The Woman in front of the Mirror: the projection of desire; Mirrors that reveal and mirrors that lie; The Male Mirror: Self-portraits and other experiences; and "aims to show how artists have used the infinite visual possibilities of mirrors and their ability to lead to other dimensions of spirituality, illusion or even nightmare."

And it includes works by James Abbott McNeill Whistler, George Romney, George Varanda, Simon Vouet, Jan Sanders van Hemessen, Ana Vieira, Justus Juncker, Ambrose McEvoy, Paula Rego, Jan van Eyck, Quentin Metsys, Eduardo Luiz and photographs by Cecilia Costa and Noah Sendas, Wladimir Lukianowitsch von Zabotin, Harold Gresley, Richard Hamilton, Daniel Blaufuk, among other artists.

According to the curator of the exhibition: "Although the most obvious purpose of the mirror is the faithful representation of appearances, reflecting a coherent view of the world, many artists have favored ambiguity and fragmentation, for purposes often philosophical, to the detriment of mimetic representation of reality, "and it is this vision / relationship that is intended here to show.

The exhibition can be seen at the Temporary Exhibition Hall of the Foundation's headquarters until February 5, 2018, from Wednesday to Monday, from 10:00 a.m. to 6:00 p.m. Tickets can be purchased locally and cost 5 euros for the exhibition.







Cultura não é o que entra pelos olhos e ouvidos,
mas o que modifica o jeito de olhar e ouvir. 

A cultura e o amor devem estar juntos.
Vamos compartilhar.

Culture is not what enters the eyes and ears, 
but what modifies the way of looking and hearing.










--pt
Do Outro Lado Do Espelho Para Ver No Museu Calouste Gulbenkian.

Chama-se Do Outro Lado Do Espelho e é a nova exposição temporária do Museu Calouste Gulbenkian, com curadoria de Maria Rosa Figueiredo e colaboração de Leonor Nazaré.

A mostra, que vai ficar patente ao público até dia 5 de fevereiro de 2018, “explora a presença do espelho na arte europeia sobretudo na pintura, mas também na escultura, fotografia, cinema e arte do livro”.

Do Outro Lado Do Espelho apresenta 69 obras, do século XIII à atualidade, oriundas de várias coleções privadas e públicas, de vários países da Europa, como o Museo Thyssen-Bornemisza, o Centro de Arte Reina Sofia, o Centre Pompidou, o Fitzwilliam Museum, a Tate, e os Musées de Beaux-Arts de Bordeaux e de Lille, e de museus nacionais como, o próprio Museu Calouste Gulbenkian, Museu Nacional de Arte Antiga, Museu do Chiado, Museu Nacional Grão-Vasco, Casa das Histórias, Museu de Ciência da Universidade de Coimbra e de coleções como a da Caixa Geral de Depósitos ou a Coleção Berardo.

A mostra está dividida em cinco núcleos temáticos: «Quem sou eu?». O Espelho Identitário; O Espelho Alegórico; A Mulher em frente ao Espelho: a projeção do desejo; Espelhos que revelam e espelhos que mentem; O Espelho masculino: autorretratos e outras experiências; e “pretende mostrar o modo como os artistas usaram as infinitas possibilidades visuais dos espelhos e a sua capacidade para conduzir a outras dimensões, de espiritualidade, ilusão ou até de pesadelo”.

E inclui obras de James Abbott McNeill Whistler, George Romney, Jorge Varanda, Simon Vouet, Jan Sanders van Hemessen, Ana Vieira, Justus Juncker, Ambrose McEvoy, Paula Rego, Jan van Eyck, Quentin Metsys, Eduardo Luiz e fotografias de Cecília Costa e Noé Sendas, Wladimir Lukianowitsch von Zabotin, Harold Gresley, Richard Hamilton, Daniel Blaufuk, entre outros artistas.

Segundo a curadora da exposição: “Embora a finalidade mais óbvia do espelho seja a representação fiel das aparências, refletindo uma visão coerente do mundo, muitos artistas favoreceram a ambiguidade e a fragmentação, com propósitos muitas vezes de ordem filosófica, em detrimento da representação mimética da realidade”, e é essa visão / relação que aqui se pretende mostar.

A exposição pode ser vista na Sala de Exposições Temporárias da sede da Fundação, até dia 5 de fevereiro de 2018, de quarta a segunda feira, das 10h00 às 18h00. Os bilhetes podem ser adquiridos no local e custam 5 euros para a exposição.

Agendas Mundi CXXVII – Museos de Carolina del Sur (EEUU). El Museo de Charleston fue fundado en 1773, convirtiéndose en el "primer museo de Estados Unidos".

Extensos bosques de robles cubiertos de musgo. Mansiones señoriales al pie de amplias playas que dan la espalda a las montañas Rolling. Un lugar con una historia de revueltas y de delincuencia tan antigua como el estado mismo. Carolina del Sur, donde los acentos y tradiciones son los más añejos del país.

El Museo de Charleston fue fundado en 1773, 
convirtiéndose en el "primer museo de Estados Unidos". 

Desde sus patriotas de la Guerra Revolucionaria, pasando por su gobierno secesionista de 1860, hasta su actual ralea de legisladores liberales, el Estado de Palmetto nunca ha rehuido una pelea. La mayoría de los visitantes al estado se quedan en la costa, con sus espléndidas ciudades de antes de la guerra y sus playas repletas de palmeras. Pero el interior tiene una gran cantidad de antiguas ciudades adormecidas, subdesarrollados parques estatales salvajes y espeluznantes pantanos de aguas negras dignos de las mejores películas de terror serie B.



A lo largo de las islas marinas se escuchan las dulces canciones de los gullah, una cultura y lenguaje creados por antiguos esclavos que se aferraron a muchas de las tradiciones provenientes de su África occidental y mantenidas a pesar de los estragos del tiempo. Lo más distintivo del estado es el aroma a gardenia de Charleston y la brillante y hortera villa de Myrtle Beach. En cualquier caso, Carolina del Sur es siempre un destino fascinante.

Ahora toca visitar sus museos...



Este se podría decir que es el museo más grande y completo del estado. El recientemente renovado y ampliado South Carolina State Museum ofrece a los visitantes una experiencia única, entretenida y educativa. El Museo Estatal, ubicado en el corazón de Congaree Vista, en el centro de Columbia, está instalado en una antigua fábrica textil de 1894 llena de carácter y encanto. En este museo podréis explorar el espacio exterior en uno de los planetarios más grandes del sudeste, ver una película 4D multisensorial y mirar a través de un telescopio vintage en un observatorio único. Las exposiciones permanentes y temporales del museo muestran el arte de Carolina del Sur, su historia cultural, historia natural y ciencia / tecnología. El museo dispone de una tienda muy popular denominada Cotton Mill Exchange, con una gran variedad de regalos exclusivos, prendas de vestir, joyas, productos gourmet y mucho más, con una muestra de cada rincón de Carolina del Sur. 



EdVenture es una institución educativa sin ánimo de lucro dedicada a crear nuevas generaciones de aficionados a la ciencia para toda la vida a través de sus experiencias museísticas, programación extracurricular y la organización de campamentos. El museo ayuda a formar a una nueva generación de personas que estén interesados por la ciencia. De hecho, su misión es inspirar a los niños, jóvenes y adultos a que se preocupan y se hagan responsables por el medio ambiente y por su comunidad.



El Museo de Charleston fue fundado en 1773, convirtiéndose en el "primer museo de Estados Unidos". El museo marca el inicio oficial de la denominada Museum Mile de Charleston, que se extiende a lo largo de Meeting Street. Los visitantes podrán disfrutar de una exposición con cientos de objetos y artefactos que ofrecen una visión personal del pasado colonial, agrícola y de los tiempos de la guerra de Charleston. Dispone de exhibiciones sobre las herramientas de cultivo y las canastas de pasto dulce que los esclavos usaban para cosechar arroz en los campos, y ver las "insignias de esclavos", reliquias inquietantes de un terrible pasado que no se puede olvidar. La cerámica y las colchas tribales exhiben las artes decorativas y las tradiciones, desde los nativos hasta los colonos ingleses, mientras que los uniformes, armamentos e incluso un brazo protésico perteneciente a un famoso general confederado reviven el papel de Charleston en las guerras revolucionarias y civiles.



Recientemente renovado, The Gibbes alberga una excelente colección de obras de arte, principalmente estadounidenses, creando una conexión de Charleston y del sur del estado. La exposición permanente incluye más de 600 pinturas, retratos en miniatura, esculturas, fotografías y mucho más. El Museo Gibbes busca establecer conexiones culturales a través del arte con personas de todos los orígenes, generando experiencias y preservando el arte que proviene de Charleston; ofreciendo oportunidades para aprender, disfrutar, descubrir e inspirarse en el proceso creativo artístico.



El Museo McKissick está ubicado en el corazón del histórico llamado Horseshoe en el campus de Columbia de la Universidad de Carolina del Sur. Fue establecido en 1976 por la Junta de Fideicomisarios de la Universidad para reunir bajo un mismo techo las numerosas colecciones de objetos ubicadas en varios departamentos y facultades de todo el campus. Estas colecciones datan de 1801 y dan una idea de la larga e ilustre historia de esta universidad. El Museo McKissick está acreditado por la Asociación Estadounidense de Museos (American Association of Museums), que opera dentro de sus directrices para el cuidado y custodia más adecuados de sus objetos y artefactos históricos en exposición.

Museo Old Slave Mart | Charleston


El Old Slave Mart, está ubicado en una de las pocas calles empedradas que quedan en Charleston. El museo es el único edificio conocido que se utilizaba como galería de subastas de esclavos en Carolina del Sur. En su día formaba parte de un complejo de edificios pero, de todos ellos, es el edificio Slave Mart la única estructura que queda en pie. Cuando se construyó por primera vez en 1859, el edificio era en realidad un cobertizo donde se llevaban a cabo las subastas de esclavos. El interior era una habitación grande con un techo de 7 metros de altura, mientras que la fachada delantera era más impresionante con su alto arco, pilares octogonales y una gran puerta de hierro. El museo narra la historia de la esclavitud en el estado del algodón.



El Museo del Algodón de Carolina del Sur es un importante sitio de interpretación que preserva y exhibe el legado del algodón y la vida rural. Las exposiciones de equipos agrícolas y de fabricación, abarcando dos siglos, permiten a los visitantes experimentar el cultivo y la forma de vida del algodón desde el campo hasta la fábrica. Además, es la primera parada en South Carolina Cotton Trail y proporciona información sobre otras posibles atracciones de la zona. La tienda de la compañía, ubicada dentro del museo, ofrece una gran variedad de productos únicos hecho de algodón, con temas de cultivo y fabricación local, así como una gran selección de libros educativos. 



Desde el momento en que entras por la puerta del Museo de Historia de Upcountry en Greenville, sabes que esta no será una visita aburrida y académica sobre la historia local. Algunos cerdos cochinos pero amistosos (en forma de estatuas) te recibirán en el atrio del museo. Un poco más allá, te encontrarás con un granjero que está llamando a los cerditos. La siguiente parada es una réplica casi a escala real de una plaza del casco antiguo del pueblo. Mientras recorres los diversos edificios, subiendo y bajando las escaleras y tiendas de esta "ciudad", se te guiará por la historia de Upcountry, una región de Carolina del Sur que incluye 15 condados en la parte noroeste del estado.



El edificio principal del Charleston City Market, construido en 1841, contiene el Museo de las Hijas de la Confederación. La sala principal del museo fue el centro comercial de Charleston durante muchos años, y sirvió como estación de reclutamiento durante la Guerra Civil. El edificio del museo es todo un hito histórico nacional, ya que está considerado uno de los mejores ejemplos de la arquitectura de estilo renacimiento griego. El edificio fue restaurado meticulosamente devolviéndole su grandeza anterior. El museo contiene una biblioteca de referencia y exposiciones con cañones, uniformes, espadas, banderas y otros artefactos de la Confederación. El animado mercado al aire libre debajo del museo presenta desde productos del campo hasta antigüedades, con pequeñas tiendas y restaurantes. Allí podrás escuchar el melodioso dialecto de las damas de Gullah mientras tejen y venden cestas de hierba dulce hechas a mano.



Ubicado en el sitio de los terrenos históricos de la SC Militia, el Museo de Historia y Arte del Condado de Cherokee rastrea la historia y el desarrollo cultural del condado de Cherokee. El museo dispone de exposiciones permanentes que se centran en la geología, los nativos americanos, la Guerra Revolucionaria, textiles, ferrocarriles, agricultura , carreras de caballos, autos y la industria del melocotón. Los programas y eventos especiales se llevan a cabo con regularidad, así que consulta mejor su sitio web para ver los próximos eventos a los que podrás ir.



El Museo Marítimo de Carolina del Sur abrió sus puertas en 2011. Se encuentra en el paseo marítimo en el centro del distrito comercial histórico de Georgetown. El museo esta instalado en el primer piso de una antigua tienda de McCrory construida en la década de 1920. Las paredes de ladrillo originales, los pisos de arce y los techos altos fueron restaurados durante una extensa renovación del espacio de 3.000 metros cuadrados. Una gran terraza con vistas al río Sampit se añadió en la parte posterior del edificio. Las exhibiciones actuales incluyen modelos de embarcaciones y botes históricos que antaño surcaban las aguas de Carolina del Sur, una exhibición fotográfica llamada "HENRIETTA, el velero de madera más grande jamás construido en Carolina del Sur" y una película documental sobre la industria naval y de la construcción costera de Carolina del Sur durante el siglo XIX. Los artefactos náuticos incluyen una hélice de 22.000 libras recuperada de un barco que se hundió en 1905 frente a la costa de Cabo Romain, S.C., y pronto se exhibirá la lente Fresnel original del faro de Georgetown. Hay una tienda del Museo repleta de libros relacionados con historia local y marítima, ropa con la marca del museo, como camisetas, sudaderas, chaquetas y sombreros, y otros regalos náuticos para adultos y niños.



Esta propiedad de siete acres interpreta la vida cotidiana en el condado de Lexington, desde el período colonial hasta la Guerra Civil, e incluye la John Fox House, que fue construida en 1832 y presenta exposiciones de colchas, muebles de época, textiles, etcétera. Las dependencias de la propiedad incluyen una fabrica de productos lácteos desde verano al invierno, una casa de palomas, un retrete, una casa de batata y un telar. También en la propiedad hay una cabina de esclavos que data de 1850, un cabaña colonial, una escuela de una habitación, una cocina y un jardín del siglo XIX. El museo ofrece 13 programas interactivos para escolares. Estos programas, que les enseñan historia sobre los siglos XVIII y XIX, las presentan docentes vestidos de época siendo cursos totalmente prácticos.



The Old Exchange & Provost Dungeon es el edificio más antiguo de Carolina del Sur. Terminado en 1771, este edificio era la Aduana y Oficina de Cambio convirtiéndose en un centro económico, social y cultural de la colonia. Los delegados de Carolina del Sur, en el Primer Congreso Continental, fueron elegidos aquí en 1774. La Declaración de Independencia fue presentada a los ciudadanos desde este mismo lugar. Además, la Constitución de los Estados Unidos fue ratificada en su Gran Salón. Como anécdota, mencionar que el presidente George Washington estuvo alojado allí una noche de 1791. El sótano fue utilizado como prisión provisional por los británicos durante la Revolución. Los piratas fueron encarcelados en este sitio en 1718.



El museo se estableció en 1996 para mostrar al público los artefactos recuperados de la excavación del buque de guerra confederado CSS Pee Dee, por el Equipo de Investigación y Recuperación CSS PeeDee liderado por Ted L. Gragg y Bob Butler. Las exhibiciones del museo también incluyen armas de fuego de la Guerra Civil, espadas, banderas, uniformes y toda clase de artículos de aquella época. También se exhiben libros, periódicos, efectos personales y una exposición sobre finanzas y dinero de la Revolución.



El I.P. Stanback Museum and Planetarium es verdaderamente una instalación única de este tipo. Se trata de un Museo y Planetario interdisciplinario siendo el único museo en Carolina del Sur reconocido, por su importante colección de arte africano, por el Museo Nacional de la Biblioteca de Arte Africana. Ubicado dentro de la SC State University, The Stanback forma parte de la universidad enseñando al público en general a partir de sus programas, exposiciones, conferencias, publicaciones, espectáculos en el planetario, impartiendo clases e investigación relacionada con el arte; toda una planificación educativa orientada hacia los residentes de Carolina del Sur y a los visitantes del estado para que puedan comprender y valorar el rico patrimonio cultural de Carolina del Sur.








PFDC sends to Ministers of Culture and Justice, Brazil, a technical note on artistic freedom and protection of children and adolescents. - PFDC envia a ministros da Cultura e da Justiça, do Brasil, nota técnica sobre liberdade artística e proteção de crianças e adolescentes.

Document brings legal-constitutional analysis of the theme, considering the recent episodes of restriction to works and artistic performances classified as "immoral" or of a "pedophile" nature

Madame Bovary is a novel that was written by Gustave Flaubert 
and that resulted in a scandal to be published in 1857.


The Federal Prosecutor's Office for Citizen's Rights (PFDC), an agency of the Federal Public Prosecutor's Office, published on Monday (06/11) a technical note that brings a legal-constitutional analysis on artistic freedom and the demand for protection of children and adolescents against sexual violence and content inappropriate to their age groups.

The document was sent to the Ministers of Culture, Justice and Human Rights, and bodies such as the National Council on the Rights of the Child and Adolescent (Conanda) and the Human Rights and Minorities Commission of the Chamber of Deputies. A copy was also presented to the Brazilian Institute of Museums - a federal agency responsible for national policy in the area - and to dozens of museums, foundations and art institutes throughout the country, such as the São Paulo Museum of Art (MASP) and Museum of Art of Rio de Janeiro (MAR).

The technical note brings a broad set of legal arguments in defense of both the rights of children and adolescents and freedom of expression in its multiple forms - in view of the recent episodes of restriction to works and artistic performances classified as "immoral" or nature "pedophile."

"The main objective of the document is to offer elements that allow the content and limits of freedom of artistic expression to be better defined in relation to the fundamental right of children and adolescents to full protection, based on the premise that in the event of a possible collision between rights fundamental rights, the interpreter must seek proportional, reasonable solutions based on legal arguments, preserving the core of each right to the maximum, "said the federal prosecutor for Citizens' Rights, Deborah Duprat, and the coordinator of the Working Group Sexual and Reproductive Rights of PFDC, the prosecutor of the Republic Sérgio Suiama.

What the Brazilian law says - The document clarifies that Brazilian law does not criminalize pedophilia (understood as a mental disorder), but rather sexual violence against children and adolescents. Crimes are provided for in the Criminal Code and the Statute of the Child and Adolescent - ECA and involve the practice of lewd acts with or in the presence of children, or the production, marketing, distribution and possession of photographs and images of real children and adolescents in an explicit or pornographic sex scene.

The technical note emphasizes, however, that not all nudity, adult or child, involves the practice of lascivious act or has the purpose of making a scene or sexual image. "Not only in indigenous cultures, but also in many common practices in Brazil and in other countries, nudity is devoid of any lewd content. This is the case, for example, with naturism," the document notes.

Prosecutors also point out that in the field of the arts, nudity and its representation are part of the record of all civilizations, and that presentations involving artist's nudity often occur in contemporary and modern art museums in the world.

The PFDC's note also shows that, unlike what has been said on the subject, according to the criterion adopted by the Ministry of Justice's own body responsible for making the indicative classification for TV, non-erotic nudity (that is, exposed without sexual appeal, such as in a scientific, artistic or cultural context) does not make content inappropriate for children, even those under 10 years of age.

The PFDC document further emphasizes that, according to the Constitution and the ECA, the age classification is purely indicative in nature, since it is aimed at guaranteeing people and families the prior knowledge to choose amusements and public spectacles they deem appropriate. By being "indicative", the classification made by the Public Power does not have binding force; thus, it is not up to the State (or promoters of the show or entertainment) to prevent children or adolescents from attending events classified as "inappropriate" to their age group, especially when accompanied by their parents or guardians. It is exclusively up to them to decide on the access of their minor children to television content and to entertainment and shows in general, as decided by the STF in the judgment of ADI 2.404 / DF, regarding the indicative classification of TV.

Freedom of artistic expression - In addition to addressing crimes related to sexual violence against children and adolescents, the PFDC technical note provides a detailed analysis of the limits of freedom of expression in general, and artistic freedom in particular.

The PFDC document refers to the STF jurisprudence regarding freedom of expression's "preference position" in relation to other fundamental rights, including to "unpleasant, bold, unbearable, shocking, audacious or unpopular" (ADPF 187 / DF) .

Regarding artistic freedom, the Technical Note notes that, according to the jurisprudence of other constitutional courts, artistic expressions are subject to interpretation, and an overview of the work of the artist is an indispensable element of that interpretation. Therefore, it is not permissible to remove individual parts of a work of art from its context and to subject them to an independent examination to determine whether or not they should be considered as offenses.

In favor of greater social tolerance in relation to artistic freedom, the Technical Note cites works now consecrated that, at the time they were presented, caused a strong social reaction, and even prosecutions by the Public Prosecutor, as occurred with the acclaimed novel by Gustave Flaubert, Madame Bovary.






Cultura não é o que entra pelos olhos e ouvidos,
mas o que modifica o jeito de olhar e ouvir. 

A cultura e o amor devem estar juntos.
Vamos compartilhar.

Culture is not what enters the eyes and ears, 
but what modifies the way of looking and hearing.









--br
PFDC envia a ministros da Cultura e da Justiça, do Brasil, nota técnica sobre liberdade artística e proteção de crianças e adolescentes.

Documento traz análise jurídico-constitucional do tema, tendo em vista os recentes episódios de cerceamento a obras e performances artísticas classificadas como "imorais" ou de natureza "pedófila"

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), órgão do Ministério Público Federal, publicou nesta segunda-feira (06/11) nota técnica que traz uma análise jurídico-constitucional acerca da liberdade artística e a exigência de proteção de crianças e adolescentes contra a violência sexual e contra conteúdos inapropriados às suas faixas etárias.

O documento foi encaminhado aos ministros da Cultura, da Justiça e dos Direitos Humanos, e a órgãos como o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados. Uma cópia também foi entregue ao Instituto Brasileiro de Museus - autarquia federal responsável pela política nacional na área -, e a dezenas de museus, fundações e institutos de arte em todo o País, como o Museu de Arte de São Paulo (MASP) e o Museu de Arte do Rio de Janeiro (MAR).

A nota técnica traz um amplo conjunto de argumentos jurídicos na defesa tanto dos direitos de crianças e adolescentes quanto da liberdade de expressão em suas múltiplas formas - tendo em vista os recentes episódios de cerceamento a obras e performances artísticas classificadas como "imorais" ou de natureza "pedófila".

"O objetivo principal do documento é oferecer elementos que permitam melhor definir o conteúdo e os limites da liberdade de expressão artística perante o direito fundamental de crianças e adolescentes à proteção integral. Parte-se da premissa de que, em caso de possível colisão entre direitos fundamentais, deve o intérprete buscar soluções proporcionais, razoáveis e amparadas em argumentos jurídicos, preservando-se, ao máximo, o núcleo de cada direito envolvido", apontam a procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Deborah Duprat, e o coordenador do Grupo de Trabalho Direitos Sexuais e Reprodutivos da PFDC, o procurador da República Sérgio Suiama.

O que diz a legislação brasileira - O documento esclarece que o direito brasileiro não criminaliza a pedofilia (entendida como um transtorno mental), mas sim a violência sexual contra crianças e adolescentes. Os crimes estão previstos no Código Penal e no Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA e envolvem a prática de atos lascivos com ou na presença de crianças, ou ainda a produção, comercialização, distribuição e posse de fotografias e imagens de crianças e adolescentes reais em uma cena de sexo explícito ou pornográfica.

A nota técnica salienta, porém, que nem toda nudez, adulta ou infantil, envolve a prática de ato lascivo ou tem por fim a confecção de cena ou imagem sexual. "Não apenas em culturas indígenas, como também em muitas práticas comuns no Brasil e em outros países, a nudez está desprovida de qualquer conteúdo lascivo. É o que ocorre, por exemplo, com o naturismo", registra o documento.

Os procuradores ainda ressaltam que, no âmbito da artes, a nudez e sua representação fazem parte do registro de todas as civilizações, e que apresentações envolvendo a nudez do artista ocorrem com frequência em museus de arte contemporânea e moderna do mundo.

A nota da PFDC registra também que, diversamente do que se tem dito a respeito do assunto, segundo o critério adotado pelo próprio órgão do Ministério da Justiça encarregado de fazer a classificação indicativa para a TV, a nudez não-erótica (isto é, exposta sem apelo sexual, tal como em contexto científico, artístico ou cultural) não torna o conteúdo impróprio para crianças, mesmo as menores de 10 anos.

O documento da PFDC ainda ressalta que, segundo a Constituição e o ECA, a classificação etária possui natureza meramente indicativa, pois está voltada a garantir às pessoas e às famílias conhecimento prévio para escolher diversões e espetáculos públicos que julguem adequados. Por ser "indicativa", a classificação efetuada pelo Poder Público não possui força vinculante; assim, não cabe ao Estado (nem aos promotores do espetáculo ou diversão) impedir o acesso de crianças ou adolescentes a eventos classificados como "inadequados" à sua faixa etária, especialmente quando estejam elas acompanhadas por seus pais ou responsáveis. Compete exclusivamente a estes decidir sobre o acesso de seus filhos menores a conteúdos televisivos e a diversões e espetáculos em geral, conforme decidido pelo STF no julgamento da ADI 2.404/DF, referente à classificação indicativa da TV.

Liberdade de expressão artística - Além de abordar os crimes relacionados à violência sexual contra crianças e adolescentes, a nota técnica da PFDC traz um análise detalhada a respeito dos limites da liberdade de expressão em geral, e da liberdade artística, em específico.

O documento da PFDC aponta a jurisprudência do STF referente a "posição de preferência" da liberdade de expressão em relação a outros direitos fundamentais, inclusive para abranger manifestações "desagradáveis, atrevidas, insuportáveis, chocantes, audaciosas ou impopulares" (ADPF 187/DF).

Com relação à liberdade artística, a Nota Técnica registra que, segundo jurisprudência de outros tribunais constitucionais, as manifestações artísticas estão sujeitas a um trabalho de interpretação, e uma visão geral do trabalho do artista constitui um elemento indispensável dessa interpretação. Portanto, não é permitido remover partes individuais de uma obra de arte do seu contexto e sujeitá-los a um exame independente para se determinar se devem ou não ser considerados como delitos.

Em favor de uma maior tolerância social com relação à liberdade artística, a Nota Técnica cita obras hoje consagradas que, à época em que foram apresentadas, causaram forte reação social contrária, e mesmo ações penais por parte do Ministério Público, como ocorreu com o aclamado romance de Gustave Flaubert, Madame Bovary. ( Madame Bovary é um romance que foi escrito por Gustave Flaubert e que resultou num escândalo ao ser publicado em 1857. )