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terça-feira, 9 de abril de 2019

Cultura e tecnologia. Com open banking, fintechs devem disparar e forçar adaptação de grandes bancos. Durante o Brazil Investment Forum, representantes do Bradesco, Itaú e Banco do Brasil compartilharam suas visões sobre a chegada desse novo sistema. -- Culture and technology. With open banking, fintechs must trigger and force adaptation of large banks. During the Brazil Investment Forum, representatives of Bradesco, Itaú and Banco do Brasil shared their views on the arrival of this new system.

São Paulo - O conceito de open banking está chegando aos poucos ao dicionário do brasileiro. O sistema permite que outras empresas e serviços acessem os dados do clientes - com a autorização explícita. Um dos princípios é que os dados bancários pertencem aos clientes e não às instituições.

Na prática, para o consumidor final, o open banking regulado e funcionando no Brasil permitiria que as pessoas movimentassem suas contas a partir de diferentes plataformas e não só pelo aplicativo ou site do banco.

Compartilhar essas informações com mais pessoas, do ponto de vista do bancos tradicionais, representa uma quebra de barreira.

Existe uma certa resistência no setor, porque as empresas mais antigas têm informações exclusivas que hoje não precisam compartilhar com concorrentes - como as finteehs, por exemplo. 

"Presumo que no futuro breve 100% dos funcionários 
vão ter que saber lidar com dados ", disse Fosse.



Esse novo modelo os obrigaria a liberar esses dados caso seja essa a vontade do cliente.

Embora ainda não haja uma definição formal sobre o open banking nacionalmente, o tema já está na pauta dos maiores bancos do país - e seus representantes reconhecem que a chegada do novo conceito beira o inevitável.

Durante o Brazil Investment Fórum, que aconteceu em Sào Paulo no último dia 3, representantes do Bradesco. Itaú e Banco do Brasil participaram de um painel em que compartilharam suas visões sobre a chegada desse novo sistema no mundo financeiro - e o tom foi otimista.

Thiago Charnet, Diretor de TI do Itaú, entende que as fintechs estào à frente no manuseio de dados. Ele defende ser crucial que os bancos passem a melhorar a experiência que os clientes têm em seus domínios e com seus serviços, se não a possibilidade de queda na base de clientes é alta.

"As empresas que hoje os clientes acreditam e consideram grandes são focadas no bom atendimento. Então nosso desafio também é nos tornarmos instituições centradas nos clientes a partir dos dados" complementa Charnet.

Para Maurício Minas, vice-presidente do Bradesco, como os serviços financeiros se engajam em praticamente todas as atividades do dia a dia que existem hoje, os bancos precisam usar isso em favor próprio. "Precisamos agregar valor. Se vamos abrir nossas APIs, podemos ter algumas vantagens diante disso", diz.

Segundo ele, isso inclui aproveitar essa abertura de dados e informações para se integrar a novas cadeias de serviços e oferecer novos produtos, gerando novas fontes de receitas a partir de informações que antes também não tinham.

"O fluxo de dados sobre o que as pessoas fazem com a vida financeira que vai passar por nós vai aumentar e teremos acessos a novos dados que não temos hoje", explicou o executivo.

Além disso, ao facilitar a criação de novas aplicações que ganham tempo e oferecem praticidade para o cliente, o banco tem a possibilidade de focar na experiência e amplia suas possibilidades de negócios com uma melhora da sua tradicional "imagem burocrática".

Minas entende que o maior desafio para os bancos é ter concorrentes como as fintechs "porque são especialistas em tratar dados". Por outro lado, com acesso a mais informações, os bancos terão a chance de ofertar produtos para o cliente com mais assertividade. "Temos que ser preditivos: ofertar para o cliente o que ele vai querer, antes dele saber que quer", diz.

Responsabilidade

Outro ponto importante que ainda será definido por uma regulação é o que os bancos e outras instituições financeiras com acesso aos dados dos clientes terão permissão para fazer com essas informações.

"Nós temos acesso a certo e dados e teremos muito mais. Mas [o uso] será regulado, mais para frente acho que vai ser mais organizado. Teremos regras a seguir, por exemplo: não vou poder aumentar o crédito pessoal que disponibilizo avaliando a foto de perfil do Facebook do cliente", explica Thiago Charnet, Diretor de TI do Itaú.

Profissão em destaque: cientista de dados

Com o novo sistema, uma profissão que vai ficar ainda mais em evidência é a de cientista de dados. Os profissionais que sabem coletar e analisar dados serão cada vez mais requisitados.

Gustavo Fosse, Diretor de TI do Banco do Brasil acredita que um desafio para os bancos também está relacionado a contratação de profissionais dessa especialização.

E nós [do Banco do Brasil] temos um desafio maior ainda em relação a habilitação de profissionais. Como somos estatais, os funcionários entram por meio de concurso. Então temos parcerias com universidades e estamos dispostos a patrocinar os estudos para que as equipes estejam aptas a lidar com dados" afirmou durante o evento.

Os executivos do Bradesco e do Itaú também compartilharam dessa necessidade de capacitar seus funcionários para que esse trabalho de análise com muito mais informação seja bastante eficiente com a chegada do open banking.

"Presumo que no futuro breve 100% dos funcionários vão ter que saber lidar com dados ", disse Fosse.




@edisonmariotti  #edisonmariotti
analista de dados. 
linguagem de programação em código: R


"Eu só quero pensar no futuro e não ficar triste." Elon Musk.
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"I just want to think about the future and not be sad." Elon Musk.

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--in via tradutor do google
Culture and technology. With open banking, fintechs must trigger and force adaptation of large banks. During the Brazil Investment Forum, representatives of Bradesco, Itaú and Banco do Brasil shared their views on the arrival of this new system.

São Paulo - Brazil. The concept of open banking is gradually coming to the Brazilian dictionary. The system allows other companies and services to access customer data - with explicit authorization. One of the principles is that bank data belongs to customers and not to institutions.

In practice, for the ultimate consumer, regulated and functioning open banking in Brazil would allow people to move their accounts from different platforms and not just the bank's application or website.

Sharing this information with more people, from the standpoint of traditional banks, represents a breakdown.

There is some resistance in the industry because older companies have unique information that they do not have to share with competitors today - such as finteehs.

This new model would force them to release such data if that is what the customer wants.

Although there is still no formal definition of open banking nationwide, the issue is already on the agenda of the country's largest banks - and their representatives recognize that the arrival of the new concept borders the inevitable.

During the Brazil Investment Forum, which took place in Sào Paulo on the 3rd, representatives of Bradesco. Itaú and Banco do Brasil participated in a panel in which they shared their views on the arrival of this new system in the financial world - and the tone was optimistic.

Thiago Charnet, IT Director at Itaú, understands that fintechs are ahead in data handling. He argues that it is crucial that banks improve the experience that customers have in their domains and with their services, if not the possibility of a fall in the customer base is high.

"The companies that customers today believe and consider great are focused on good service. So our challenge is also to become customer-centric institutions from the data," adds Charnet.

For Mauricio Minas, Bradesco's vice president, as financial services engage in virtually every day-to-day activity that exists today, banks need to use it for themselves. "We need to add value. If we are going to open our APIs, we can have some advantages over that," he says.

According to him, this includes taking advantage of this opening of data and information to integrate into new service chains and offer new products, generating new sources of revenue from information that previously did not have either.

"The flow of data about what people do with the financial life that will pass us will increase and we will have access to new data that we do not have today," explained the executive.

In addition, by facilitating the creation of new applications that are time-consuming and practical for the customer, the bank has the possibility to focus on the experience and expand its business possibilities with an improvement of its traditional "bureaucratic image".

Minas understands that the biggest challenge for banks is to have competitors like fintechs "because they are experts in data processing". On the other hand, with access to more information, banks will have the chance to offer products to the customer with more assertiveness. "We have to be predictive: give the customer what he wants, before he knows what he wants," he says.

Responsibility

Another important point that will still be defined by a regulation is what banks and other financial institutions with access to customer data will be allowed to do with this information.

"We have access to certain and data and we will have a lot more. But [the use] will be regulated, I think it will be more organized later. customer profile photo of the customer, "explains Thiago Charnet, Itaú IT Director.

Occupation highlighted: data scientist

With the new system, a profession that will become even more prominent is that of a data scientist. Professionals who know how to collect and analyze data will be increasingly required.

Gustavo Fosse, IT Director at Banco do Brasil believes that a challenge for banks is also related to hiring professionals from this specialization.

And we [of Banco do Brasil] have a greater challenge still in relation to the qualification of professionals. Because we are state-owned, employees enter through a contest. So we have partnerships with universities and we are willing to sponsor the studies so that the teams are able to deal with data, "he said during the event.

The executives of Bradesco and Itaú also shared this need to train their employees so that this analysis work with much more information is very efficient with the arrival of open banking.

"I assume that in the near future 100% of employees will have to know how to deal with data," Fosse said.

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