Bunker para guardar ogivas na República Tcheca abre em agosto. Local terá exposições sobre a corrida armamentista da Guerra Fria.
O bunker de cimento, que fica no subsolo, foi construído nos anos 1960 em uma floresta perto da vila de Misov, ao sul de Praga e a 60 km da fronteira com a Alemanha.
Foto de Stalin na parede do abrigo
(Foto: Petr Josek/Reuters)
(Foto: Petr Josek/Reuters)
O bunker fica no meio de uma floresta, protegido por paredes grossas de concreto e dois pares de pesados portões de ferro. No interior, há quatro câmaras com capacidade para estocar 80 ogivas nucleares que podiam ser montadas em mísseis.
Uma sucessão de pequenos ambientes abriga o resto dos equipamentos, como motor a diesel, máscaras de gás, ferramentas variadas e filtros de ar.
Tudo isso será exibido junto com fotos e textos sobre a corrida armamentista entre os Estados Unidos e a União Soviética.
Estrela soviética e pombas brancas estão pintadas
no chão do abrigo (Foto: Petr Josek/Reuters)
no chão do abrigo (Foto: Petr Josek/Reuters)
Eles dizem que as ferramentas e os equipamentos encontrados lá também indicam que o local foi operacional. “De 60 a 131 ogivas foram estocadas aqui”, diz Vitovec.
Desde que as forças soviéticas foram expulsas da Tchecoslováquia, em 1990 e 1991, o bunker de Misov era usado para estocar toneladas de notas de dinheiro da Tchecoslováquia, que foram tirados de circulação quando o país se dividiu em 1992.
fonte:
http://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2013/05/secreto-e-preservado-abrigo-nuclear-sovietico-vai-virar-museu.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário