Araxá, no Alto Paranaíba, recebeu nesta quinta feira (3) o “Encontro Regional dos Museus”. O objetivo foi discutir estratégias, montagem e reestruturação desses espaços, além de estudar soluções. Gestores culturais participaram e discutiram as carências específicas da região. O evento foi promovido pelo “Minas território da Cultura”, maior programa de descentralização cultural do estado.
A coordenadora dos sete museus de Araxá, Nadja Feres, que vê no dia a dia a realidade dos locais, disse de que os espaços da cidade estão carentes. “ Não há muitos programas de fomento.Falta gente especializada para trabalhar em museus também”, comentou Nadja Feres.
A palestrante Ana Werneck garantiu que o Minas Território da Cultura existe justamente para auxiliar neste tipo de problema. “É muito importante que nós procuremos os municípios e que eles nos procurem também. Temos muito a oferecer para os museus, precisamos trabalhar juntos. Há muita riqueza nos museus do interior”, disse a palestrante Ana Werneck.
O presidente da Fundação da Casa da Cultura de Patrocínio, João Batista Martins, considera que participar do encontro é uma forma de prestar contas à sociedade, pois é uma maneira de dizer que eles querem progredir na gestão cultural. Para ele, os museus não contam só o passado, a história é construída todo dia, por isso deve se procurar formas de valorizá-la sempre.
fonte:
http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/2014/04/encontro-pela-valorizacao-dos-museus-e-realizado-em-araxa.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário