O projeto, no valor de 18 milhões de euros, recria a história do país, com uma exposição permanente de 4.000 metros quadrados, mais de 7.000 peças e inovador audiovisual de "ultra-alta definição". Será o primeiro museu adaptado para pessoas cegas no Oriente Médio.
A ACCIONA Produções e Projetos foi a empresa escolhida pelo governo de Omã para levar a cabo a execução do projeto do Museu Nacional do Omã, que é o maior projeto da ACCIONA Produções e Projetos, na Ásia, com um valor estimado de 18 milhões de euros. A abertura do museu está prevista para o último trimestre de 2014.
O Museu Nacional do Omã terá 4.000 m² dedicados à exposição permanente, que serão distribuídos em 12 salas que exibem elementos significativos na história do Omã. O museu terá uma galeria para exposições temporárias, um armazém visitável, uma sala de conservação e sala de aula para crianças.
A exposição permanente contará com mais de 250 expositores que exibirão cerca de 7.000 peças relacionadas com a história e as tradições do povo de Omã. Esta coleção contextualizará numerosos elementos interativos e audiovisuais que trazem uma abordagem lúdica para a visita ao museu. Salienta-se a projeção do audiovisual “Omã na História” que a ACCIONA Produções e Projetos rodou em “ultra-alta definição” (4 vezes a qualidade do HD habitual) e que será projetado numa tela de 8,3 megapixels situada em um teatro localizado no próprio museu. O objetivo deste audiovisual é mostrar a história do país, condensando os principais temas abordados na exposição que abrange um amplo período cronológico e inclui a gravação de imagens aéreas de uma beleza extraordinária.
Dentro do conceito de "Inovação Social" que a ACCIONA Produções e Projetos incluí em todos os projetos, o Museu Nacional de Omã estará adaptado para que pessoas com necessidades especiais também possam desfrutar do património exposto, o que tornará o primeiro museu adaptado para pessoas cegas em todo o Oriente Médio e o primeiro museu acessível para pessoas com deficiência do Omã.
A assinatura do contrato, realizada no início de abril, na sede atual do Museu Nacional do Omã em Muscat, contou com a presença de Sua Alteza Sayyid Haitham bin Tariq al-Said, o ministro do Património e Cultura, o Presidente da Conselho de Administração do Museu Nacional, e, em nome da ACCIONA, o Diretor de Negócios da ACCIONA Produções e Projetos, Juan Jesús Caballero Trigo.
ACCIONA Produções e Projetos no Oriente Médio
Nos últimos anos, a ACCIONA Produções e Projetos tem aumentado de modo notável sua atividade no Oriente Médio com projetos no Qatar, Kuwait e Omã, onde abriu uma filial. Destacam-se nosso trabalho para o Museu de Arte Islâmica em Doha e no Museu Orientalista do Qatar, onde realizou várias exposições. Além disso, a empresa foi selecionada para a fase final do concurso do Museu Nacional do Qatar. O ano de 2013 foi um marco na sua consolidação internacional com um volume de negociação de projetos internacionais de 85%, o que representa um aumento de 25% em relação ao ano anterior.
A ACCIONA Produções e Projetos, fundada em 1992, é atualmente a maior empresa da Europa especializada na concepção e execução de museus, exposições, eventos e espetáculos multimídia. A empresa aposta pela denominada “Engenharia Cultural”, que consiste em por a tecnologia audiovisual e sensorial a serviço da transmissão da história, tradição e valores de determinado lugar.
See more at:
http://www.acciona.com.br/sala-de-imprensa/noticias/2014/oma-outorga-acciona-producoes-projetos-museu-nacional.aspx#sthash.WgClGeyr.dpuf
Nenhum comentário:
Postar um comentário