Início das obras não foi determinado. Investimento será de R$ 4 milhões. Material encontrado na cidade tem relevância no aspecto cultural regional.
Presidente Epitácio recebeu a visita do diretor do Sistema Estadual de Museus (Sisem), Davidson Panis Kaseker, para orientar e ordenar as etapas de implantação, construção e instalação do Museu Regional Arqueológico e Histórico no município.
De acordo com a prefeitura, cerca de R$ 4 milhões serão destinados ao museu através de recursos da Companhia Energética de São Paulo (Cesp), como compensação ambiental.
O museu, segundo a prefeitura, é diferente do comum, “são passarelas construídas sobre os sítios arqueológicos, no entanto, por enquanto, o local não será divulgado para preservação”.
A escolha do município, conforme afirma o Executivo, se deu devido a “riqueza de material encontrado em sítio arqueológico localizado na cidade, ainda antes do enchimento do reservatório da Usina Hidrelétrica e Eclusa (UHE) 'Eng° Sergio Motta' “.
Para pesquisadores, segundo a prefeitura, o material é considerado de relevância no aspecto cultural regional e parte dele está sobre guarda da Universidade do Estado de São Paulo (Unesp), no Campus de Presidente Prudente.
O diretor do Sisem, esteve no município na quarta-feira (2) e se reuniu com representantes do da cidade. Com eles, de acordo com o executivo, foram determinados a forma de condução das intervenções e competências dos parceiros, como Unesp, Universidade de São Paulo (USP) e Sisem.
Também foram estabelecidas diretrizes para as metas e prazos do
cronograma de execução, conclusão e inauguração da obra, não divulgadas
pelo executivo.
fonte:
http://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/noticia/2014/04/sisem-estuda-instalacao-de-museu-arqueologico-em-presidente-epitacio.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário