Os diálogos possíveis dentro e fora dos museus é tema do encontro que acontece na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), sob a orientação do educador Alexandre Oliveira Gomes. O evento será realizado no dia 14 de julho, das 14h às 17h30, na Sala Caloutse Gulbenkian, na sede da Fundação, em Recife (PE).
Podem participar gestores, educadores de museus e sociais, professores, mediadores e público interessado. Durante o debate é preciso que os participantes levem um objeto pessoal e realizem leituras prévias indicadas pelo educador. Todo o material está disponível neste link.
O workshop é uma iniciativa do Projeto Museu Educador realizado pela Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Meca), da Fundação.
Sobre o educador
Alexandre Oliveira Gomes é educador de museus, graduado em História (UFC) e mestre em Antropologia (UFPE). Atualmente cursa o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPE, com bolsa de estudos do CNPq e pesquisa sobre os museus indígenas no Brasil.
Atuou como professor em Ciências Sociais da Universidade Regional do Cariri e também como professor do departamento de Antropologia e Museologia da UFPE. Desde 2000, trabalha em instituições museológicas nas áreas de mediação, pesquisa e gestão.
Alexandre possui experiência e interesse nas áreas de história e antropologia indígena, memória social, etnicidade e relações interétnicas, museus indígenas e comunitários, museologia social, políticas culturais e educacionais, gestão museológica e inventários participativos, patrimônio cultural e organização dos movimentos sociais.
Serviço
Evento: Objeto-gerador e o papel político da mediação: diálogos possíveis dentro e fora de espaços museais
Dia: 14/07/2014 Horário: 14h às 17h30 Local: Sala Calouste Gulbenkian - Fundação Joaquim Nabuco Av. Dezessete de Agosto, 2187 Casa Forte – Recife – PEContatos: (81) 30736333 / 30736331
Fonte:
Fundação Joaquim Nabuco
Fonte @edisonmariotti #edisonmariotti http://www.brasil.gov.br/educacao/2014/07/fundaj-promove-debate-sobre-o-papel-dos-museus-na-construcao-social
Nenhum comentário:
Postar um comentário