Com o objetivo de atrair 50 mil pessoas por mês e 600 mil por ano, o Museu Pelé, no Valongo, em Santos, passará por mudanças constantes para garantir o retorno dos turistas e santistas ao local. A ideia é apresentar um tema diferente nos mezaninos a cada três ou quatro meses. Atualmente, o destaque fica para o tema Quatro copas e um rei.
E a rotatividade será apenas uma das novidades previstas nos próximos meses para o espaço, que completou um mês de funcionamento no último dia 15. Os detalhes sobre o futuro do museu foram apresentados para A Tribuna On-line pelo secretário municipal de Turismo, Luiz Guimarães, que se mostrou satisfeito com o balanço do primeiro mês de visitas.
Ao todo, 23 mil pessoas conheceram a história do rei do futebol desde 15 de junho, sendo, pelo menos, 50% de estrangeiros, devido à realização da Copa do Mundo no Brasil. A presença de duas seleções na Cidade - México e Costa Rica - contribuiu para a vinda do público. "Foi positivo, pois atingimos o nosso objetivo, que era atrair os turistas estrangeiros, que vieram para a Copa. Foi uma grande oportunidade para pegar esse segmento. Agora, o museu entra em seu ritmo de vida normal", afirmou Guimarães.
"O Aquário atrai, sobretudo, as crianças, e já é um espaço consolidado, com fluxo grande. Muitas pessoas da própria Cidade vão lá com frequência junto aos seus filhos. Tem também as escolas. O Museu Pelé, é voltado para quem gosta de futebol, mas também iniciou a programação de visitas escolares essa semana, já que há um setor voltado especificamente para esse público", disse Guimarães que, ao incorporar o Museu Pelé nos pontos turísticos de Santos, busca fazer com que a Cidade seja atrativa pelo seu conjunto, atingindo diferentes perfis dentro de uma mesma família.
"Hoje é a cereja do bolo e vem se integrar a uma cesta de ofertas que a Cidade possui, com Pelé, para quem gosta de futebol, a Bolsa do Café, que pega outro segmento, Aquário, Orquidário, bonde".
Novidades
Uma parceria com o Memorial das Conquistas do Santos Futebol Clube e um folder com o roteiro do Pelé na Cidade estão entre as iniciativas para agregar valor ao empreendimento, tornando Santos a capital do futebol arte, conforme se referiu Guimarães, que apontou ainda as mudanças e atrações que prometem chamar a atenção dos visitantes.
"A cafeteria deve estar operando em cerca de um mês. A parte de multimídia também vai ficar mais atrativa. Em relação às peças, estão à disposição as principais, mas, aos poucos, o restante vai sendo incorporado", ressaltou o secretário. Uma constante mudança nos objetos em destaque também é a aposta para o retorno do público.
"A cada três ou quatro meses uma parte do museu terá um tema novo. Nos mezaninos superiores, os temas serão sempre alterados. Estaremos permanentemente em mudança até para que seja atrativo mais vezes para a mesma pessoa. Um museu não pode ser estático. A AMA Brasil também pretende organizar eventos, como exposições, coquetéis, palestras para os patrocinadores ou outros interessados, já que o prédio comporta diversas atividades. Contamos, por exemplo, com um auditório com 90 lugares".
Para Guimarães, é importante que o visitante possa ter no museu uma grande vivência em relação ao futebol, oferecendo riqueza de cultura. "Museu moderno tem que ter função lúdica, envolver a pessoa na ambiência do tema".
fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti http://www.atribuna.com.br/cidades/museu-pel%C3%A9-ter%C3%A1-mudan%C3%A7as-constantes-para-garantir-retorno-dos-turistas-1.393201
Nenhum comentário:
Postar um comentário