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quinta-feira, 10 de julho de 2014

Responda rapidamente: o que lhe dizem as suas calças, a primeira arma impressa em 3D ou as pestanas de Katy Perry?

O Victoria & Albert Museum faz perguntas com a inauguração de uma nova galeria e de um novo modus operandi: pensar rapidamente e coleccionar ainda mais depressa, introduzindo objectos de hoje no discurso das instituições culturais sobre a história social, do design, da arquitectura e da tecnologia. Nesta história do Rapid Response Collecting até há um lobo mau.


As suas calças da Primark são mais do que uma peça de roupa impossivelmente barata – são um exemplar de museu do que é hoje a moda rápida, do design aos seus custos humanos. O peluche dos seus filhos de um lobo mau IKEA vque come mesmo a avozinha é mais do que um brinquedo bem desenhado – é um testemunho, já com lugar num dos museus mais importantes do mundo, dos protestos de Dezembro em Hong Kong. O tempo entre a produção e a penetração de um objecto no mundo e sua validação pelas instituições culturais está a mudar. Rapid Response Collecting é o Victoria & Albert (V&A) com o dedo rápido no gatilho, a coleccionar o objecto que ainda ontem foi comprado numa loja, feito graças a uma inovação tecnológica de ponta ou usado como símbolo num protesto.

A galeria abriu na sexta-feira no importante museu londrino e está recheada de objectos reconhecíveis – como qualquer museu de design, é certo, mas neste caso são mesmo muito próximos no (nosso) tempo e, em muitos casos, de produção massificada. As pestanas postiças publicitadas por Katy Perry, os cigarros electrónicos ou um novo cabo capaz de alterar a autonomia dos elevadores e de transformar o aspecto dos arranha-céus são três dos 12 objectos que contam o primeiro capítulo da história do Rapid Response Collecting.

Outros virão, numa rotação regular na qual entrará na exposição um objecto para outro sair. A ideia é “compreender a história social através de objectos de arte, design e arquitectura” contemporâneos, como descreve Kieran Long, curador-chefe de Arquitectura Contemporânea, Design e Arte Digital do V&A. E a rapidez está não só na capacidade de trazer em muito pouco tempo – podem ser três a cinco dias – um objecto para a colecção do museu mas também de o expor quase imediatamente. O mundo está a mudar velozmente e um museu de 150 anos decidiu pôr-se no seu encalço.

Para já, na pequena galeria de cinco expositores as tais calças Primark são vizinhas da primeira arma feita numa impressora 3D e dos espigões instalados num bairro de Londres para impedir dormidas de sem-abrigo. Estas são, respectivamente, as duas primeiras peças da colecção de resposta rápida do V&A e a mais recente. No início de 2013, o museu repensou a sua estratégia para os temas de design e criou uma nova equipa de curadores que, além das suas áreas de especialidade na arquitectura, design, digital e urbanismo, trabalha para fazer Rapid Response Collecting – ou seja, “coleccionar o mundo contemporâneo”, como explica ao PÚBLICO Corinna Gardner, curadora de design de produto contemporâneo e de Rapid Response Collecting.

A reflexão sobre “como é que as coisas desenhadas podem articular a mudança global ou que são moldadas por coisas que acontecem no mundo”, como descreve a curadora do V&A, passou à prática quando, em Abril de 2013, a fábrica de Rana Plaza, no Bangladesh, colapsou. Ali se fabricavam peças para algumas das marcas de moda rápida europeia mais conhecidas e ali morreram mais de mil pessoas. “Foi uma das coisas que nos ajudaram a cristalizar o nosso pensamento”, conta Corinna Gardner sobre uma ida posterior à loja Primark, uma das marcas que lá fabricavam peças, para comprar um par de calças. Com o objecto na mão, “sentimo-nos capazes de concentrar uma discussão sobre fabrico global, códigos de construção, consumo”, enumera, no âmbito da colecção nacional de têxtil e moda do museu.

Depois, veio a pistola. Em 2013, Cody Wilson, estudante de Direito e libertário norte-americano, pôs na Internet a receita para fazer uma pistola numa impressora 3D – uma das mais revolucionárias inovações dos últimos anos para o campo do design – e, depois de os planos terem sido descarregados por mais de cem mil pessoas, foi obrigado pelas autoridades norte-americanas a retirá-la da Internet. O caso da primeira pistola impressa em 3D, chamada Liberator, foi incluído num debate sobre design e violência pelo Musem of Modern Art (MoMA) de Nova Iorque, e foi amplamente discutido na opinião pública tanto na óptica das patentes quanto da violência, armamento e cultura open source.

E no final estavam os espigões, adquiridos na semana passada e expostos imediatamente para a abertura oficial da mostra, na sexta-feira, depois de muitos londrinos se terem manifestado contra esta forma de controlo urbanístico. Os dois primeiros objectos deram forma à ideia do Rapid Response Collecting, o último mostra a rapidez com que esta colecção pode ser construída e exposta, e todos são notícias. Obrigam a equipa a uma atenção constante – Corinna repete ao longo do telefonema com o PÚBLICO: “Não consigo retirar-me do mundo em que vivo” – e constrói aos poucos novos aspectos do que é ser curador.

No V&A, esta equipa é diferente. Há mais de cem curadores distribuídos pelos cinco grandes departamentos do museu e Corinna Gardner admite que a premissa do Rapid Response Collecting “vai, de certa forma, contra abordagens mais tradicionais ou convencionais de curadoria em que se pode esperar pela passagem do tempo antes de trazer um objecto para a colecção, porque dá uma maior confiança de que o objecto vale a pena guardar”. E também porque se no V&A há peritos especializadíssimos – um deles em contraplacado, por exemplo –, a equipa do coleccionismo de resposta rápida quer aliar a isso “um leque de especialização” para “um contexto mais alargado e comunicá-lo para fora. E isso é uma ligeira mudança no que entendemos como prática curatorial”.

fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti http://www.publico.pt/culturaipsilon/noticia/responda-rapido-o-que-lhe-dizem-as-suas-calcas-baratas-a-primeira-arma-impressa-em-3d-ou-as-pestanas-de-katy-perry-1662078#/9


 





















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