O “Vaso de Tavira” está normalmente em exposição no Núcleo Islâmico do Museu Municipal de Tavira. Considerado o ex libris da coleção, viaja agora para França, cedido por empréstimo, para integrar a exposição temporária no Museu do Louvre, “Le Maroc Medieval – Un Empire de l’Afrique à l’Espagne”.
A exposição é organizada pelo Museu do Louvre e pela Fundação Nacional dos Museus de Marrocos. Integra vários objetos de diversas procedências.
O “Vaso de Tavira” é datado dos finais do século XI ou inícios do século XII, no chamado período das Taifas. É visto como um dos objetos mais emblemáticos do período islâmico em Portugal, uma peça considerada fundamental para a História, pelo seu bom estado de conservação.
Apresenta pintura realizada a branco e, no bordo superior, um conjunto de figuras humanas (cavaleiro, besteiro, músico e uma mulher) e de animais (pombas, tartaruga, cavalos, camelo, caprino, bovino e ovídeo).
Foi encontrado em sondagens arqueológicas nos anos 90, num edifício destinado à implantação de uma agência bancária, frente aos Paços do Concelho. Na altura, as obras puseram a descoberto os vestígios de um bairro islâmico anterior à muralha da cidade de Tavira.
A exposição desta peça no famoso museu francês é visto em Tavira como um importante meio de divulgação do património histórico e arqueológico do país e da cidade.
fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=775740&tm=4&layout=121&visual=49
Nenhum comentário:
Postar um comentário