Ouvir o texto...

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Iphan lança catálogo de Renda Irlandesa

A renda irlandesa faz parte do acervo de Artesanato Brasileiro. O Modo de Fazer está inscrito no Livro de Registro dos Saberes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 2009. e — como parte de ação de salvaguarda – o Instituto do Patrimônio Histório Nacional – Iphan lançou o Catálogo de Produtos de Renda Renascença.

Com o catálogo, as rendeiras ganham mais um apoio para a expansão e demanda porque ajuda o público a conferir as inúmeras possibilidades de uso da Renda Irlandesa, considerada parte da identidade de Sergipe. A renda irlandesa é uma renda de agulha como a renda renascença. Mas o lacê desta renda é um cordão acetinado. Os pontos da renda são criados e recriados pelas rendeiras.

A cidade de Divina Pastora, em Sergipe, se tornou o principal polo da renda irlandesa em razão de condições históricas de produção vinculadas à tradição dos engenhos canavieiros, à abolição da escravatura e às mudanças econômicas que culminaram na apropriação popular do ofício de rendeira, restrito originalmente à aristocracia. Assim que a gente conseguir um catálogo, postaremos algumas imagens ou divulgaremos o link, se houver.

catalogo-renda-irlandesa
fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti babel das artes






Nenhum comentário:

Postar um comentário