O Museu de Paleontologia de Marília completa amanhã 10 anos de existência. Inaugurado em 2004 pela Secretaria Municipal da Cultura, é o segundo museu do interior do estado com exposição permanente de fósseis de animais que viveram no período Cretáceo, entre 65 e 80 milhões de anos atrás, sendo uma das grandes atrações turísticas e culturais do estado e do país dentro desse contexto.
O museu reúne fósseis de dinossauros, crocodilos, tartarugas, peixes e outros organismos, coletados desde 1993 pelo historiador e paleontólogo William Nava, que também é curador da coleção e coordenador do museu.
Com a divulgação na mídia dos fósseis encontrados por Nava, que despertavam a atenção e curiosidade das pessoas, a Prefeitura Municipal inaugurou em 25 de novembro de 2004, via Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, o Museu de Paleontologia, tendo Nava como curador dos fósseis e coordenador do museu.
Representa uma grande contribuição ao conhecimento científico nacional e internacional na área da paleontologia. Pode-se dizer que o museu é uma extensão, um braço das pesquisas de William Nava, que trabalha sem equipe, solitariamente nos sítios paleontológicos existentes entre as regiões de Marília e Presidente Prudente.
O museu está localizado no Centro da cidade, e vem se tornando um dos grandes potenciais culturais e científicos do estado, tendo em vista a raridade do material fóssil encontrado.
No museu podem ser vistos diversos ossos de dinossauros (principalmente de Titanossauros), fósseis de pequenos crocodilos e seus ovos fossilizados, peixes, troncos de árvores fossilizados, restos de tartarugas, banners ilustrativos, fotografias de expedições realizadas nos campos de pesquisa da região e mapa de ocorrências fossilíferas dentro do Grupo Bauru entre algumas atrações.
O museu já recebeu milhares de visitantes de Marília e da região, bem como visitantes de todas as capitais do país e de ap
A trupe realizou, neste mês, apresentações nas cidades de Presidente Alves, Pirajuí, Balbinos, Reginópolis e Iacanga.
O caminhão palco foi escolhido por ser uma forma eficiente de mobilizar e envolver a comunidade. Em Arealva, o caminhão palco ficará estacionado no Centro da cidade, na Praça da Matriz, e as apresentações acontecem em dois horários, às 9h e às 14h.
fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti http://www.jcnet.com.br/Regional/2014/11/museu-de-paleontologia-de-marilia-vai-completar-amanha-10-anos-de-fundacao.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário