"O Centro Histórico de Macau" constitui um testemunho vivo da assimilação e da coexistência continuada das culturas orientais e ocidentais no decorrer de um capítulo único da história; representa o pluralismo cultural Oriente-Ocidente, coroado de êxito, reflectindo a persistente abertura da civilização chinesa ao influxo de conceitos culturais ocidentais no decorrer daquele período histórico; e é fruto do respeito e tolerância mútuas entre culturas e civilizações diferentes.
O seu valor está consubstanciado não apenas na plenitude das suas infra-estruturas arquitectónicas e urbanas, mas também no facto de que estas retiveram o seu espírito e funções originais até aos nossos dias. Como parte integrante da vivência actual da cidade, a conservação de "O Centro Histórico de Macau" é crucial para a população local enquanto que, num contexto mais amplo, representa uma parcela importante da História da China e da História Mundial, a qual, devido ao seu significado histórico e cultural, deve ser preservada.
tornando-se no 31.º sítio designado como Património Mundial na China. Este reconhecimento internacional está a ajudar a fomentar a consciencialização da comunidade e a nutrir a apreciação dos valores patrimoniais, influenciando positivamente programas futuros de desenvolvimento urbano, que serão levados a cabo em sintonia com a conservação do património.
Museus e Galerias de Arte
Ir aos museus e galerias de arte de Macau é uma agradável forma de tornar a sua visita a Macau ainda mais memorável, e de ficar a conhecer um pouco mais sobre esta fascinante cidade, a sua história, e cultura onde o "Oriente se cruza com o Ocidente", ao longo de mais de quatro séculos e meio. Encontrar outro lugar no mundo tão pequeno em tamanho e, com uma herança histórico-cultural tão rica é, provavelmente, quase impossível. Deste modo, um significativo número de museus oferece aos visitantes de Macau uma perspectiva única sobre o passado do território. Existem também exposições de arte sabiamente debruçadas sobre temas tradicionais e modernos, que destacam a diversidade da arte e cultura que alimentam a cidade!
Nenhum comentário:
Postar um comentário