Ouvir o texto...

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Museu da Música ( .pt )

O Museu da Música é uma instituição tutelada pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) onde se encontra uma das mais ricas coleções instrumentais da Europa, além de vários espólios documentais e os acervos fonográfico e iconográfico.
 




Está aberto ao público desde 26 de Julho de 1994 na estação do metropolitano Alto dos Moinhos, beneficiando de um protocolo de mecenato assinado entre o ex-Instituto Português de Museus e o Metropolitano de Lisboa.

O Museu tem como missão salvaguardar, conservar, estudar, valorizar, divulgar e desenvolver os seus bens culturais, promovendo o património musicológico, fonográfico e organológico português, tendo em vista o incentivo à qualificação e divulgação da cultura musical portuguesa.

Esta missão traduz-se num conjunto de atribuições onde se inclui a salvaguarda e estudo das coleções, incorporação de novos espécimes, realização de exposições temporárias, edição de publicações, realização de visitas educativas, recitais, conferências e outros eventos.


images10


Arsénio Martins & Aroma Jazz Trio
.:: 

Arsénio Martins & Aroma Jazz Trio .O pianista e compositor Arsénio Martins estará no Museu da Música para um concerto com o Aroma Jazz Trio, formado por Mateja Dolsak (Saxofones), Ricardo Marques (Contrabaixo) e Ricardo Quintas (Bateria). Organização: Associação de Amigos do Museu da Música. Entrada 5,00.

Reconhecido nacional e internacionalmente, Arsénio Martins conta já no seu currículo com vários discos gravados. Actualmente, desenvolve a sua actividade entre quatro paises: França, Itália, Espanha e Portugal. O seu repertório é interpretado por duas formações, o Aroma Jazz Trio (contrabaixo, saxofone e percussão) e o Arsénio Martins Ensemble (piano, violoncelo e clarinete)

DISCOGRAFIA:
- Notas Brancas (1996)
- A cor dos anjos (1999)
- A luz nas lágrimas (2000)
- Na margem do Prazer (2008)
- Sorrisos invisiveis (2011)
- Gadir (2012 )
- The poetry project (2014)
- A llha fria (em preparação)

+ INFO: www.myspace.com/arseniom



 ===
.:: Falando de amor

Leticia Vasconcellos A cantora Letícia Vasconcellos, acompanhada pelo pianista Glauco César II, apresentam um concerto romântico e divertido para a noite de 14 de Fevereiro, Dia dos Namorados. Organização: Associação de Amigos do Museu da Música. Entrada 5,00.

Apostando numa mistura de música popular com erudita, este duo interpreta músicas de compositores brasileiros como Pixinguinha, Tom Jobim, Villa Lobos, Zequinha Abreu e Claudio Santoro.

LETÍCIA VASCONCELLOS é natural do Rio de Janeiro e vive actualmente em Lisboa, tendo iniciado a sua formação em canto clássico. Interpreta habitualmente um repertório constituído maioritariamente por Bossa Nova e Música Popular Brasileira (MPB), do qual fazem parte algumas das mais inesquecíveis melodias brasileiras.

GLAUCO CÉSAR II é formado em música/piano pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi professor do Conservatório Pernambucano de Música e pianista acompanhador de diversas óperas. Paralelamente, trabalhou com música popular em grupos, onde tocava composições da sua autoria. Foi vencedor de diversos prémios de execução pianística. Teve aulas e master classes com grandes mestres como Eumir Deodato, Ancuza Aprodu, Maximiliano Genot, Elyana Caldas, Marlos Nobre e António Pinho Vargas. Encontra-se, actualmente, a finalizar o mestrado em música/composição na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML).


===
.:: Ciclo de Filmes Mudos Musicados


Charlie Mancini O músico e performer Charlie Mancini apresentará no Museu da Música 6 sessões de filmes mudos musicados ao vivo. A primeira realiza-se já no dia 18 de Fevereiro com as curtas-metragens “A Cabra” (1921) de Buster Keaton e “O Emigrante” (1917) de Charlie Chaplin. Entrada 5,00.

Com recurso a piano, sintetizador e guitarra, Charlie Mancini acompanhará musicalmente as projeções, apresentando e contextualizando as diferentes curtas-metragens em sessões com uma duração aproximada de 60 minutos, realizadas no Museu da Música, sempre à quarta-feira, às 19:00 h. Organização: Associação de Amigos do Museu da Música.

Charlie Mancini reside em Sines, onde desenvolve o seu trabalho, nomeadamente no Centro de Artes de Sines. Do seu currículo constam inúmeras atuações, por exemplo, em Setúbal, na Casa da Cultura, ou em Budapeste, onde colaborou com o Centro de Língua Portuguesa de Camões, projetando cinema português da década de 30.

SINOPSES DOS FILMES PARA A PRIMEIRA SESSÃO:

The Goat (A Cabra) – Comédia
Filme mudo de 1921, norte-americano, do género comédia, filmado, escrito, realizado, e protagonizado por Buster Keaton. Representa bem o jovem Keaton no auge das suas forças e está sem dúvida entre as melhores curtas alguma vez realizadas.

The Immigrant (O Emigrante) – Comédia
Filme de 1917, norte-americano, do género comédia, dirigido por Charles Chaplin. A cena na qual o personagem de Chaplin pontapeia um agente foi citada posteriormente como evidência da sua posição contra o ‘americanismo’ quando foi forçado a deixar os Estados Unidos em 1952. Chaplin manteve-se acordado por 4 dias e 4 noites enquanto editava ‘The Immigrant’. Esta curta é também conhecida por ‘Broke’.

CICLO DE CINEMA MUDO:
- 18/02/2015 – A Cabra (1921) - Buster Keaton / O Emigrante (1917) – Charlie Chaplin
- 18/03/2015 – Viagem à Lua (1902) / Alice no país das maravilhas (1903) / Felix, o gato (1919)
- 15/04/2015 – Charlot (curtas de 1915 a 1917)
- 13/05/2015 – a anunciar oportunamente
- 24/06/2015 – a anunciar oportunamente
- 08/07/2015 – a anunciar oportunamente


fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti http://www.museudamusica.pt/index.php?option=com_content&view=article&catid=49%3Anovidades&id=840%3A-ciclo-de-filmes-mudos-musicados&Itemid=98&lang=pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário