O Museu Municipal de Loulé pediu a realização do levantamento 3D das estruturas arqueológicas pertencentes aos Banhos Islâmicos de Loulé, uma ferramenta que permite a visualização e o registo patrimonial em detalhe.
Trata-se de um instrumento de trabalho para a investigação em curso e que, além de permitir planear a intervenção sobras as estruturas arqueológicas, possibilitará, igualmente, planear a sua musealização.
Outras vantagens são a obtenção de um modelo em três dimensões real e de grande qualidade, cuja precisão possibilita a criação de vários cenários de intervenção sobre o monumento.
A riqueza de dados que se obtêm permite obter plantas, secções, análises geométricas e ainda animações multimédia como vídeos e modelos virtuais, assim como a criação de um ortofotomapa do monumento.
Esta é mais uma ferramenta no trabalho de parceria com o Campo Arqueológico de Mértola para a valorização do complexo dos Banhos Islâmicos de Loulé, através da qual estão a preparar-se novos materiais pedagógicos para divulgar aqueles que são os mais completos Banhos Islâmicos no panorama da arqueologia da Península Ibérica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário