Faltam dois anos para o bicentenário da Revolução de 1817, movimento emancipacionista pernambucano que contribuiu para acelerar a independência do Brasil. Nesta sexta-feira (6), quando se comemora a Data Magna do Estado, acontece o lançamento do Comitê Pernambuco 2017.
Museu da Cidade do Recife
Formado por entidades representativas do Estado, o comitê irá promover uma série de atividades ao longo dos próximos dois anos para celebrar não só o bicentenário da Revolução de 1817, como também o centenário da bandeira de Pernambuco (que também será em 2017). O evento está marcado para as 19h, no Museu da Cidade do Recife, que fica no Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José.
O Comitê Pernambuco 2017 conta com a participação de representantes do Museu da Cidade do Recife, do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco, da Academia Pernambucana de Letras, da Fundação Joaquim Nabuco, da Associação Centro Vivo Recife e do Centro de Trabalho e Cultura.
"Quanto não vale a Inconfidência para Minas Gerais, por exemplo, em termos de autoestima para o seu povo, em prestígio político para o Estado e como atração turística, entre outros benefícios? Pernambuco é um estado rico em eventos históricos, mas praticamente não se beneficia do seu passado. O Comitê Pernambuco 2017 visa rememorar e ajudar a celebrar o bicentenário da Revolução, além de aproveitar a ocasião para divulgar e incentivar o debate a respeito da história do Estado", afirma o historiador Paulo Santos, do Centro Vivo Recife.
Livros - A programação desta sexta-feira conta ainda com o lançamento do romance "Seminário", de Maria Cristina Cavalcanti de Albuquerque, cujo enredo gira em torno da Revolução Pernambucana de 1817. O livro, o oitavo da escritora e historiadora, é ambientado no Seminário de Nossa Senhora da Graça, onde nasceu o movimento. O escritor Paulo Santos de Oliveira também lançará no evento a quarta edição do seu livro "A Noiva da Revolução", outro romance histórico sobre o tema.
Além do lançamento dos livros, durante o evento será anunciada a criação de uma comissão governamental com representantes da Prefeitura do Recife e do Governo do Estado para tratar do bicentenário, juntamente com os membros do Comitê 2017.
História - A Revolução de 1817 é um dos acontecimentos políticos mais importantes da história, não só de Pernambuco, quanto do Brasil. Proclamada no Recife no dia 6 de março, ela rapidamente se estendeu por toda a capitania, pela Paraíba, pelo Rio Grande do Norte e chegou até o Crato, no Ceará.
Pela primeira vez o Brasil teve governo próprio, constituição, bandeira, exército, marinha e um embaixador no exterior, além de fazer valer os princípios da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, proclamados recentemente na França, e de planejar o fim da escravidão e o resgate de Napoleão de Santa Helena. A república durou apenas 74 dias e a repressão sobre ela foi terrível, causando centenas de vitimas, entre os quais o Padre Roma, o Vigário Tenório, Domingos Martins, Frei Miguelinho, Frei Caneca e Gervásio Pires.
Serviço - Celebração da Carta Magna do Estado, primeiro evento do Comitê Pernambuco 2017
Sexta-feira, 6 de março
Às 19h
No Museu da Cidade do Recife
Entrada Franca
Sexta-feira, 6 de março
Às 19h
No Museu da Cidade do Recife
Entrada Franca
fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2015/03/03/interna_vidaurbana,564034/lancamento-do-comite-pernambuco-2017-sera-nesta-sexta-no-museu-da-cidade-do-recife.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário