Segundo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), autarquia da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), a medida é parte da mudança do projeto de gestão de equipamentos culturais. Além do MAB, o IPAC coordena ainda o Museu de Arte Moderna (MAM), o Palacete das Artes e o Centro Cultural Solar Ferrão, em Salvador. No interior, o IPAC é responsável pelo Convento dos Humildes, em Santo Amaro; do Museu Wanderley de Pinho, em Candeias; do Parque Castro Alves, em Cabaceiras do Paraguaçu e uma galeria na cidade de Cachoeira.
Novo gestor
Pedro Arcanjo nasceu em Maragojipe e tem mostra individuais realizadas na capital, no Recife, São Paulo e Brasília. No exterior, já apresentou suas obras em países como Argentina, Alemanha, Áustria e Suíça. Realizou ainda curadorias, pesquisas em história da arte, ensaios sobre fotografia contemporânea e documentação antropológica visual em terreiros de candomblé.
Arcanjo é idealizador do Festival das Filarmônicas e da Bienal do Recôncavo. Recebeu o Prêmio Aloísio Magalhães, no alão do Museu de Arte Contemporânea de Olinda, e foi "Destaque Cultural" do Conselho Estadual de Cultura. Ele também já foi secretário de Cultura de Maragojipe, onde iniciou o processo para que o carnaval da cidade se tornasse Patrimônio Imaterial do Estado, o que ocorreu em 2009.
Pedro Arcanjo assume o lugar da museóloga Sylvia Athayde na gestão do Museu de Arte da Bahia, o MAB, localizado no Corredor da Vitória, em Salvador, a partir desta quinta-feira (19). O escolhido é curador, sociólogo, fotógrafo e mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Athayde dirigiu o espaço cultural por 24 anos.
Medida é consequência de mudança de projeto de gestão do IPAC.
Pedro Arcanjo é o novo gestor do Museu de
Arte da Bahia, em Salvador (Foto: Divulgação)
fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti http://g1.globo.com/bahia/noticia/2015/03/pedro-arcanjo-assume-direcao-do-museu-de-arte-da-bahia-o-mab.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário