Agência Museu Goeldi – Parte do programa do Reino Unido de assistência ao desenvolvimento, o Fundo Newton patrocina programas de tecnologia, ciência e inovação em 15 nações emergentes, entre eles o Brasil. Após o lançamento oficial da iniciativa, no ano passado, a Embaixada Britânica preparou rodadas de apresentação em todas as regiões do país. O Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) vai sediar, na próxima terça-feira, 7, um encontro entre os representantes do Fundo e possíveis parceiros na Região Norte.
O Fundo Newton promove cooperações entre instituições brasileiras e britânicas com foco na capacitação de pessoas, mobilidade e pesquisa nas áreas citadas. A Embaixada Britânica escolheu o Museu Goeldi para receber um dos eventos de apresentação na Amazônia pela capacidade de articulação regional e pelo histórico de promoção da ciência da instituição. No encontro, os interessados em co-financiar ou submeter programas para apoio financeiro poderão conhecer mais o funcionamento do Fundo e as oportunidades de colaboração.
Na manhã de terça-feira, às 10h, ocorrerá uma reunião restrita para potenciais co-financiadores na Diretoria do Museu Goeldi, localizada no Parque Zoobotânico, em Belém. Entre as instituições convidadas estão a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM), Fundação Amazônia de Amparo e Estudos e Pesquisas do Pará (FAPESPA), Banco da Amazônia (BASA) e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (SECTET).
Já a reunião com os beneficiários em potencial do Fundo Newton vai acontecer às 14h no Auditório Paulo Cavalcante do Campus de Pesquisa do Goeldi, no bairro da Terra Firme. Na ocasião, serão tiradas dúvidas sobre a elaboração de projetos e chamadas para o financiamento do Fundo. O evento é indicado para acadêmicos, pesquisadores, chefes de departamento, coordenadores de relações internacionais de vários estados da região e a comunidade científica em geral. As inscrições devem ser feitas até o dia 6 de abril pelo site do British Council.
Fundo Newton - O fundo é realizado através de quatro consórcios, compostos pelas organizações British Council e HE International; as academias Academy of Medical Sciences, British Academy, Unit, Royal Academy of Engineering (RAEng) e Royal Society; Innovate UK (TSB) e Met Office e Research Councils UK. O Fundo Newton investirá £375 milhões em diversos programas que contemplam mobilidade, pesquisa e capacitação em 15 países. No Brasil, deverão ser investidos £45 milhões, cerca de R$ 180 milhões, até 2019.
fonte: @edisonmariotti #edisomariotti http://www.museu-goeldi.br/portal/content/fundo-newton-apresenta-oportunidades-para-pesquisadores-e-institui-es-cient-ficas
https://www.gov.uk/government/publications/newton-fund-building-science-and-innovation-capacity-in-developing-countries/newton-fund-building-science-and-innovation-capacity-in-developing-countries
Texto: João Cunha
Apresentação do Fundo Newton
Data: 07 de abril de 2015
- Reunião com potenciais co-financiadores do Fundo Newton
Hora: 10h
Local: Sala de reuniões da Diretoria, Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi, Av. Magalhães Barata, 376, bairro de São Braz, Belém
- Reunião para pesquisadores e potenciais beneficiários das chamadas Newton
Hora: 14h
Auditório Paulo Cavalcante, Campus de Pesquisa, Av. Perimetral, 1901, bairro da Terra Firme, Belém
Categoria:
Nenhum comentário:
Postar um comentário