"Na história da arte, o Vélazquez é visto como o pintor dos pintores. Para o Manet, ele foi o homem que renovou a tradição da pintura espanhola sobretudo o género do retrato. Ele rompe com a tradição extremamente fria e aborrecida dos retratos reais e dá-lhes vida."
O Grand Palais em Paris organiza, pela primeira vez, uma vasta exposição das obras de Diego Vélazquez.
O autor de “Las Meninas” era o pintor principal da corte do rei Filipe IV de Espanha, no século XVII. Velasquez influenciou várias gerações de artistas, incluindo Francis Bacon que o homenageou recriando algumas das suas obras mais célebres.
“Do ponto de vista da história geral, o Vélazquez pode ser descrito como o artista principal do homem mais poderoso do início do século XVII. Na História da arte, ele é visto como o pintor dos pintores. Para o Manet, ele foi o homem que renovou a tradição da pintura espanhola sobretudo o género do retrato. Ele rompe com uma tradição extremamente fria e aborrecida dos retratos reais e dá-lhes vida. Ele consegue essa magia ao criar a impressão que o ar circula à volta dos modelos”, sublinhou o comissário da exposição, Guillaume Kientz.
Apesar da importância do artista espanhol, é a primeira vez que um museu francês organiza uma exposição da obra de Vélazquez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário