Beleza, arrojo e inovação deram o tom da Mostra de Moda Africa Africans, evento realizado na manhã desta sexta-feira (dia 17) pelo Museu Afro Brasil em parceria inédita com o São Paulo Fashion Week. Vinte e cinco modelos negras brasileiras apresentaram no espaço central do museu as novas criações de cinco estilistas do continente africano: Xuly Bët (Mali), Palesa Mokubung (África do Sul), Amaka “Maki” Osakwe (Nigéria), Jamil Walji (Quênia) e Imane Ayissi (Camarões).
Fotos: Andre Velozo
Estiveram presentes jornalistas de 36 veículos da imprensa nacional e internacional, como a TV Globo (SPTV 1ª edição), a Agência France-Press (AFP) e as revistas de moda Elle, Vogue e Harper’s Bazaar. “Apresentamos o que há de mais contemporâneo em termos de moda africana, através da individualidade de cada estilista. Era fundamental também fazer esta aproximação entre a África e o Brasil, onde a cultura negra é tão presente e importante”, disse o editor e diretor de arte nigeriano Andy Okoroafor, curador da Mostra.
“Nós desejamos que a moda africana seja compreendida e absorvida pelo público brasileiro em geral e também pelos estilistas afro-brasileiros”, comentou Emanoel Araujo, diretor curatorial do Museu Afro Brasil. Pelo menos uma peça criada por cada estilista passará a fazer parte do acervo da instituição.
"Estou contente por mostrar minhas criações e por participar de um projeto que divulga a cultura africana”, afirmou a estilista sul-africana Palesa Mokubung. Ela esteve em São Paulo para participar da Mostra, juntamente com os colegas Jamil Walji e Amaka “Maki” Osakwe. “Foi uma honra e um prazer participar de um projeto inovador que estabelece um novo link entre nosso país e o continente. Já está na hora de olhar para frente e valorizar o que acontece hoje”, disse Grégoire de Villanova, coordenador e também DJ da Mostra.
A Mostra de Moda constituiu a primeira etapa do projeto Africa Africans, do Museu Afro Brasil, que vai traçar um panorama da recente criação visual do continente por meio de obras de artistas de diversos países africanos. A ação seguinte do projeto será a abertura de exposição no dia 25 de maio. Será a maior mostra de arte africana contemporânea já realizada no Brasil.
Parceria – Parceira do Museu Afro Brasil, a grife de sapatos Jorge Alex calçou as modelos que desfilaram a coleção da Mostra de Moda Africa Africans. São calçados da temporada “Outono- Inverno 2015” que formam uma coleção eclética, rica em materiais, estampas e cores, em uma ampla variedade de sapatos e acessórios. Influenciada por diversos estilos como folk, urbano, sexy e street, a coleção aposta em pedrarias, franjas, correntes e amarrações.
Fotos: Andre Veloso
fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti
http://www.museuafrobrasil.org.br/noticias/detalhe-noticia/2015/04/22/museu-afro-brasil-e-sp-fashion-week-realizam-mostra-de-moda-africa-africans
BUSCA
O horário de funcionamento é de terça a domingo das 10h às 17hs, com permanência até às 18h. Na última quinta-feira de cada mês, o horário de funcionamento será estendido até às 21hs.
O Museu está aberto o ano todo, com exceção das seguintes datas:
- 24 e 25 de dezembro
- 31 de dezembro
- 1º de janeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário