Em 25 de maio é comemorado o Dia Internacional da África e, por isso, a data foi escolhida para a abertura da “Africa Africans”, maior exposição sobre arte contemporânea africana já realizada no Brasil. A mostra fica em cartaz no Museu Afro Brasil, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, até o dia 30 de agosto. A entrada é franca.
A OBRA “SKYLINES”, DE EL ANATSUI, É UM DOS DESTAQUES DA EXPOSIÇÃO
“AFRICAN AFRICANS” ©DIVULGAÇÃO
“Africa Africans” reúne cerca de 100 obras, de mais de 20 artistas, em diversos suportes e linguagens. A exposição tem foco na criação de artistas africanos, nascidos e residentes no continente ou fora dele, assim como artistas de origem africana que, mesmo tendo nascido fora da África, dialogam com a pluralidade de experiências estéticas e sociais presente nas diversas regiões do continente.
Uma das obras de maior destaque da exposição é a “The British Library”, do artista plástico nigeriano-britânico Yinka Shonibare. A instalação é formada por 6.225 livros coloridos encapados por tecidos dutch wax – conhecidos como tecidos africanos, mas fabricados na Holanda com uso de técnicas inspiradas na arte milenar do batik. Shonibare debate nesta obra questões como colonialismo, pós-colonialismo e hibridismo e explora o impacto da imigração sobre todos os aspectos da cultura britânica, considerando as noções de território e lugar, identidade cultural, deslocamento e refúgio.
Outro nome que chama atenção é El Anatsui, ganês radicado na Nigéria e considerado o mais importante artista africano da atualidade – suas criações fazem parte das coleções públicas do Metropolitan Museum of Art, em Nova York; Museum of Modern Art, em Nova York; Los Angeles County Museum of Art; Indianapolis Museum of Art; British Museum, em Londres; e Centre Pompidou, em Paris, entre outras instituições. Ele está presente na mostra paulistana por meio da escultura “Skylines”, de 2008.
Vale lembrar que a primeira etapa do projeto “Africa Africans” aconteceu em abril, durante o SPFW Verão 2016, quando cinco estilistas africanos apresentaram seus trabalhos em um desfile realizado no Museu Afro Brasil. Foram eles: Palesa Mokubung (África do Sul); Amaka “Maki” Osakwe (Nigéria); Jamil Walji’ (Quênia); Xuly Bët (Mali); e Imane Ayissi (Camarões). A iniciativa foi uma excelente oportunidade de conhecer, sem filtros ou estereótipos, a visão e a produção de moda de um continente com referências tão fortes e inspiradoras.
fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti
http://ffw.com.br/lifestyle/cultura/africa-africans-exposicao-sobre-arte-africana-contemporanea-entra-em-cartaz-741/
http://ffw.com.br/lifestyle/cultura/africa-africans-exposicao-sobre-arte-africana-contemporanea-entra-em-cartaz-741/
Exposição “Africa Africans” @ São Paulo
De 25 de maio a 30 de agosto
Museu Afro Brasil – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n. Parque Ibirapuera – Portão 10
De terça-feira a domingo, das 10 às 17hs
Entrada franca
Veja na galeria a seguir algumas das obras de arte presentes na exposição “Africa Africans”, no Museu Afro Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário