Ouvir o texto...

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Ribeirinhos exibem produção de farinha e açaí em museu do Amapá, Brasil. Visitantes conheceram a produção do açaí e da farinha. no Museu Sacaca, em Macapá.

Visitantes do Museu Sacaca, localizado no bairro Trem, Zona Sul de Macapá, conheceram nesta sexta-feira (22) o processo de produção artesanal do açaí e da farinha de mandioca, pelas mãos de ribeirinhos do São Francisco do Matapi, a 60 quilômetros da capital. A ação faz parte do projeto “Museu Vivo”, que compõe a 13ª edição da Semana Nacional dos Museus.

Agricultora Eunice Almeida mostrou como produz a farinha (Foto: Jéssica Alves/G1)


Os membros da comunidade interagiram com estudantes, turistas e outros visitantes, explicando sobre a fabricação das comidas típicas. Com o material em mãos, a agricultora Eunice Almeida, de 66 anos, demonstrou como se faz na prática a farinha que garante o sustento da família, segundo ela.

“Fiquei das 8h às 14h mostrando o processo para os visitantes, e explicando como faço o produto. Trabalho nisso desde a infância e graças a Deus consigo sustentar meus oito filhos, que já conhecem o procedimento e contribuem na produção”, contou a agricultora.

Elizabete Silva produziu e distribuiu açaí
(Foto: Jéssica Alves/G1)

Ela fez cerca de 60 litros do produto e faturou aproximadamente R$ 150,00 na manhã desta sexta-feira, na exposição no museus. A agricultora disse que há dez anos é convidada para participar do projeto.

“Fico feliz em poder estar neste projeto, porque aqui contribuo para mostrar aos visitantes sobre nossas tradições, modos de vida e costumes populares do Amapá. E quero vir mais vezes, mostrar o nosso trabalho”, ressalta.

Outra iguaria típica na mesa dos amapaenses, o açaí também foi destaque na programação. A produtora Elizabete Silva, de 45 anos, fez cerca de 6 litros do produto e distribuiu para os visitantes.

“Este projeto é um grande incentivo para a nossa comunidade e também para que os amapaenses e turistas valorizem o nosso produto. Aqui o açaí foi feito na hora e agora distribuo para que eles conheçam o puro sabor”, falou.

Segundo a coordenadora Lúcia Picanço, o projeto deve ser expandido para outras comunidades, demonstrando a comercialização de outros produtos típicos.

“Pretendemos trazer os produtores castanheiros e também aldeias índígenas. O objetivo é aproveitar todas as ambientações, para o público conhecer e acompanhar a produção das comidas típicas, valorizando a nossa cultura regional”, disse.

Semana dos Museus
A 13ª edição da Semana Nacional dos Museus tem uma programação com palestras científicas, filmes, exposição de artesanato e fotografias, além de shows com artistas locais. A semana acontece até o dia 24 de maio, em oito instituições de Macapá e do município de Amapá.

Com o tema "Museus para uma sociedade sustentável", a programação, coordenada pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult), visa destacar a importância dos recursos naturais e conscientizar a sociedade sobre a preservação do meio ambiente.


fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti
http://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2015/05/ribeirinhos-exibem-producao-de-farinha-e-acai-em-museu-do-amapa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário