Ouvir o texto...

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Jardim Botânico Amália Hermano Teixeira, Goiânia, GOIAS, BRASIL

O Jardim Botânico de Goiânia, foi inaugurado em 1978. A cobertura vegetal é caracterizada por mata primária, do tipo Floresta Estacional Semidecidual, constituindo a fitofisionomia de maior exuberância nos domínios do bioma cerrado.



Muito da mata original ainda encontra-se preservada podendo ser verificada a presença de Ipê-amarelo, Jacarandá, Angico, Peroba-rosa, Ingá, entre outras.é bom o estado de conservação da mata, pois é possível avistar animais como Macaco-prego, Cágado, Socozinho, Frango-d'água, Martim-pescador-verde, Gavião-carijó entre outros animais que usufruem dos recursos naturais oferecidos pela reserva.

A mata existente acolhe o projeto de educação ambiental "Conhecer para Preservar" que atende escolas da rede pública e privada, com visitas monitoradas.

Destinado originalmente à reserva ambiental para preservação do manancial do Córrego Botafogo, atrai, desde 1978, ecologistas, escolas, universitários e a comunidade local. A área de aproximadamente 100 hectares conta com três nascentes do Córrego Botafogo e três lagos. Os viveiros de espécies raras e o orquidário são o grande atrativo da instituição.

As principais atividades desenvolvidas visam difundir o valor multicultural das plantas e sua utilização sustentável. Entre suas missões, está promover a pesquisa, a conservação, a preservação, a educação ambiental e o lazer.

O jardim botânico também tem destinado esforços à proteção – inclusive por meio de tecnologia apropriada de cultivos – de espécies silvestres raras ou ameaçadas de extinção, especialmente no âmbito local e regional.


fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=mcc&cod=_jardimbotanicoamaliahermanoteixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário