Ouvir o texto...

domingo, 14 de junho de 2015

Obras do 1º Museu do Sal do Brasil começam em São Pedro da Aldeia, Rio de Janeiro, Brasil.

Projeto vai reunir memória histórica do trabalho nas salinas da região.
Estrutura vai ser autossustentável e terá acessos para deficientes.

Terreno com estrutura de casa foi doado para construção do museu (Foto: Jefferson Viana / Ascom São Pedro)

Foram iniciadas em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos do Rio, as obras do primeiro Museu do Sal do Brasil. A obra é produto de um convênio da Prefeitura com o Ministério do Turismo. O local vai reunir a memória histórica do trabalho em salinas, que foi por muito tempo uma das principais atividades econômicas do município e da região. O museu aldeense terá como missão resgatar, preservar e divulgar o patrimônio material e imaterial relativo à atividade salineira na cidade. A construção do museu vai utilizar a estrutura da casa já existente no terreno de 2.315,84m², localizado na RJ 106 ao lado da UPA, doado pelos antigos proprietários.

Estrutura
O projeto foi criado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação para ser autossutentável, com captação de água da chuva para abastecimento de dois tanques de água e uso de energia eólica para abastecer a casa e a praça de entrada através de moinhos. Pensando a acessibilidade, o Museu contará também com piso tátil para deficientes visuais e pessoas com baixa visão, além de rampas.

Local vai abrigar primeiro Museu de Sal do Brasil
(Foto: Jefferson Viana / Ascom São Pedro)

O projeto contempla ainda duas salas de exposição, sala de administração e manutenção do acervo, copa de apoio, recepção e loja, cafeteria, banheiros com acessibilidade, área de lazer com bicicletários, bancos em formas de cubos, deck de madeira e moinhos, entre outros. A área passa por preparação de terreno, retirada de telhado e construção do galpão de obra.

Acervo
A Subsecretária de Urbanismo e Habitação, Lis Valladares explicou o projeto elaborado por ela e destacou o pioneirismo da ação. “Esse é o primeiro Museu do Sal do Brasil, nós somos os primeiros a contar essa história num país que se estabeleceu há muito tempo nessa economia. Já tínhamos um partido arquitetônico determinado, que era a ruína da casa no terreno doado, por isso, iremos usar a estrutura já existente, colocar vidro, recuperar o piso original em alguns trechos e investir no urbanismo do local. A casa, nosso objeto de restauro para instalação do museu, carrega uma história extremamente relacionada com a atividade salineira na região”, falou.

O projeto envolve restauração, urbanismo e paisagismo, com a proposta de oferecer ao visitante uma experiência simples e objetiva. O acervo do Museu do Sal de São Pedro da Aldeia está sendo montando pelo Historiador da Cultura e do Patrimônio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Lazer, Geraldo Ferreira, ao lado do historiador voluntário Ricardo Carmo.

Atualmente, a dupla estuda a futura dinâmica do local, pensando além do acervo permanente. Quando pronto, o espaço também poderá ser usado para realização de eventos. O acervo a ser resgatado e exposto inclui registros fotográficos do trabalho em salinas e dos pioneiros da atividade, documentos relacionados ao comércio do sal e entrevistas com descendentes ou pessoas ligadas diretamente à atividade salineira, entre outros itens.

fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti http://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2015/06/obras-do-1-museu-do-sal-do-brasil-comecam-em-sao-pedro-da-aldeia-rj.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário