Ciente desta realidade e do alcance cultural que um Museu representa, a Câmara Municipal de Aljustrel inaugurou, em Maio de 2002, o núcleo sede do Museu Municipal de Aljustrel, dedicado à Arqueologia e História do concelho. Para além deste Núcleo existem mais dois já musealizados, o Núcleo Rural de Ervidel, o Núcleo da Central de Compressores e o Núcleo do Moinho de Vento a ser musealizado.
O Museu Municipal de Aljustrel, depositário de grande parte do espólio arqueológico e etnográfico aqui recolhido, convida-o a realizar uma viagem no tempo, através dos artefactos utilizados pelos diversos povos que aqui se estabeleceram, desde os períodos mais remotos até à actualidade, cruzando as suas gentes e as suas culturas e de que resultou a realidade que hoje é Aljustrel. Pretende ser um espaço de investigação, de aprendizagem e de inovação ao serviço da comunidade, pondo ao seu dispor os conhecimentos do seu pessoal e os meios técnicos disponíveis, estabelecendo parcerias com outros agentes educativos e com outros museus.
O Museu Municipal de Aljustrel integra a Rede Portuguesa de Museus e a Rede de Museus do Distrito de Beja.
-
A Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas – Arquivo Distrital de Beja assinalam os V séculos de registo individual do Distrito de Beja presente no Fundo Paroquial e no Fundo do Administrador do Concelho.
Na presente exposição é possível observar documentos que o Arquivo Distrital de Beja tem à sua guarda e que contam a história da evolução do registo paroquial ao registo civil entre 1602 e 1911.
Esta documentação é uma importante fonte de investigação porque permite conhecer o trajeto de cada indivíduo em três momentos chave da sua vida: nascimento, casamento e morte.
Permite ainda perceber a evolução demográfica bem como a complexidade socioeconómica da época, permitindo a recolha de um conjunto de informações, nomeadamente: esperança média de vida, consequências causadas por cataclismos naturais, miséria, abundância ou doença.
fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti http://www.mun-aljustrel.pt/
Cultura e conhecimento são ingredientes essenciais para a sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário