"Tratado de Paz 'é um projeto de San Sebastián 2016 Capital Europeia da Cultura, organizado com San Telmo Museu e Centro Cultural Koldo Mitxelena; patrocinado pela Telefónica e apoiar UE-Japão Fest eo Governo da Flandres; e com a colaboração do Museu Basque e de História de Bayonne, DIDAM, Prefeitura de Bayonne, Artium Basco Centro-Museu de Arte Contemporânea, em Vitória, Fundação Antoni Tapies Foundation Museu Jorge Oteiza, Bilbao Fine Arts Museum, Zumalakarregi Museoa, Laboratorium Museoa, VIII Centenário da Universidade de Salamanca e Tabakalera Centro Internacional de Cultura Contemporânea.
O "Tratado de Paz" programa, um dos maiores projectos do programa da Capital Europeia da Cultura 2016, foi lançado na terça-feira 12 no Museo Nacional del Prado. O CEO de San Sebastián 2016 Capital Europeia da Cultura, Pablo Berastegui, apresentou o projeto com o comissário-geral Pedro G.Romero; o promotor do projeto e primeiro diretor do DSS2016EU Santiago Eraso; o presidente da San Sebastián 2016 Foundation e prefeito da cidade, Eneko Goia; Presidente da Acção Cultural Espanhol (AC / E) e Diretor de Belas Artes Miguel Angel Recio; eo diretor do Museu Nacional do Prado, Miguel Zugaza e José Maria Sanz-Magallón, diretor global de patrocínio e Relações Institucionais da Telefónica, patrocinador geral do tratado de paz. A apresentação, que teve lugar no Museo del Prado, também participou das equipes de alguns dos museus envolvidos no projeto, como San Telmo Museum, o Bilbao Fine Arts Museum, Artium Basco Centro-Museu de gestão de Arte Contemporânea, a Biblioteca Nacional ou gravura Nacional, entre outros.
hosts 'tratado de paz' diferentes exposições, laboratórios, publicações e formatos em torno da representação da paz, edifícios pertencentes à imaginação comum das pessoas e formas políticas que deixaram a Arte e Direito. A concepção da ideia corresponde a Santiago Eraso e curadoria de Pedro G. Romero. O projeto não se destina a explorar, mais uma vez, o par de Guerra e Paz, mas servir a paz, formas e representações complexas que historicamente tem atravessado. Para investigar isso, esse projeto será implantado em quase vinte localidades do País Basco, Navarra e do País Basco e Salamanca e Barcelona.
É um projeto internacional, que consiste de uma série de exposições, contemporâneos Produções Artísticas, publicações, seminários e conferências sobre as representações de paz na história da arte, da cultura e da lei. Ele toma como ponto de partida a figura emblemática de Francisco de Vitoria, inspirador da primeira escola de direito internacional, a Escola de Salamanca, no novo quadro do século XVI, um período marcado por guerras contra os "hereges", a expulsão dos mouriscos e judeus e colonização das Américas.
Ele conclui o ciclo dos acordos de paz que acontecem após as sucessivas guerras do século passado até o presente. "Tratado de Paz 'analisa a relação entre guerra e paz para compreender a transferência simbólica que ocorrem entre os dois, a fim de conhecer o mundo e suas leis, não para subjugar, mas para torná-lo mais habitável.
Colaborações o Louvre ou o Centro Pompidou
Neste projecto, a colaboração de muitos museus e espaços de arte do próprio Museu do Louvre ou o Centro Pompidou ao Museu do Prado ou o Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía eo Museu Nacional de Arte da Catalunha , o Museu de Arte Contemporânea de Barcelona, o Museu da América e da Biblioteca Nacional da Espanha, como museus colaboradores da exposição central. O projeto também tem a implicação de San Telmo Museu e Centro Cultural Koldo Mitxelena como co-organizadores da exposição central, Artium Basco Centro-Museu de Arte Contemporânea de Alava, Bilbao Fine Arts Museum, o Museu Basco e História Bayonne, o Jorge Oteiza Museum Foundation, Fundação Tàpies e da Universidade de Salamanca 800 anos ou o Museu Zumalakarregi, entre outros.
Sete exposições sobre episódios históricos
Além da exposição principal, 1516-2016. Tratados de Paz, a ser localizado em Koldo Mitxelena Centro Cultural e Museu San Telmo, em San Sebastián, o projeto incluirá sete exposições sobre episódios históricos (Estudo de Caso) localizados em algumas das mais poderosas instituições culturais do ambiente San Sebastian; um estudo de caso sobre José María Sert e da Liga das Nações, e sete intervenções de artistas contemporâneos (periferia).
A proposta não tem um plano educacional que tem sido desenvolvido em colaboração com o Contemporary Culture Centre Tabakalera abriu no ano passado em San Sebastian. Além disso, como publicou um livro-catálogo com os materiais do projeto, orienta estudos de caso e uma compilação da obra de arquivo F.X:. A pura violência será editada.
Quatro anos de pesquisa
Depois de quatro anos de pesquisa, incluindo o primeiro episódio do projeto, 1813. Siege, fogo e reconstrução de San Sebastian, apresentado em 2013, o segundo aniversário dos eventos cobertos no projeto, um importante legado que irá produzir um conjunto sem precedentes é criado materiais sobre a representação da figura do "paz" para ambos os pesquisadores e profissionais e amadores e visitantes.
Exposição Central em San Telmo Museu e do Centro Cultural Koldo Mitxelena
O tratado de paz sinal central vai ser dividida entre o Museu San Telmo e do Centro Cultural Koldo Mitxelena entre Junho e Outubro (a partir de 17 junho - 2 outubro). Ele vai reunir obras de artistas de renome a partir dos fundos de 21 museus internacionais, entre os quais o Louvre, Reina Sofia e El Prado ou o Bilbao Fine Arts Museum. mais de 400 peças de artistas como Goya, Rubens, Murillo, Ribera, junto com Picasso, Le Corbusier ou Maruja Mallo ser exposto; até Elena Asins, Alice e Nancy Spero Creischer ou fotografias de Sophie Ristelhueber, entre outros.
As peças são distribuídos em áreas próprio pedaço de coisas no qual a Escola Ibérica da Paz qualquer tratado de paz dividido os territórios, história, emblemas, militar, mortos, população, economia, armas e tratados. Também permanece museus e exposições que têm existido ao longo da história e têm lidado com conteúdo semelhante ao projecto de paz tratado reproduzir. A importância especial para a Escola Ibérica da Paz teve guerras contra o Islã e colonização da América, eles são sentidos em toda a exposição.
exercícios e práticas históricas relacionadas com a jesuíta pedagogia que vão desde exercícios de assimilação cultural (chamados "catecismos de índios") para as ações coletivas performativas propostas por Yoko Ono para o desarmamento ea paz também são mostrados. As mesmas peças são usadas para realizar a pesquisa levando à concepção da mediação artística.
Sete estudos de caso
Sete estudos de caso (exposições sobre marcos históricos) e um estudo de caso que irá fornecer densidade, ambição e contexto para o projeto serão distribuídos em: Museu Jorge Oteiza (Alzuza), Museu Basco (Bayonne), DIDAM (Bayonne), Zumalakarregi Museoa (Ormaiztegi ), Laboratorium Museoa (Bergara), Koldo Mitxelena Centro Cultural, Bilbao Fine Arts Museum, Artium, Basque Centre-Museu de Arte Contemporânea (Vitoria-Gasteiz), San Telmo Museum (San Sebastian) e Fundação Antoni Tapies e da Universidade de Salamanca.
Estas pequenas exposições vai sediar uma série de trabalhos específicos de história da arte e marcos relacionados a episódios de história local (a partir dos ritmos de Urtubia às Conversações de Argel).
Nova escultura ou filme peças
Os arredores são produções encomendadas a artistas contemporâneos que irão acionar os elementos em jogo no projeto "Tratado de Paz 'a partir de pontos de vista único, até mesmo antagonistas. Assim, entre outros, serão realizadas intervenções no espaço público, nova escultura ou filme para induzir a reflexão e pedaços de pensamento crítico são criados.
As intervenções não ser realizada em San Sebastian, mas em outras localidades guipuzcoanos como Azkoitia, Eibar ou Lazkao, e será coordenado pelos agentes locais em diálogo com os / artistas (Ibon Iron Aranberri, Eduardo Molinari / File Walker, Ines Doujak & amp; John Barker, Mitra Farahani, Juan Luis Moraza, Alejandra Riera e Asier Mendizabal).
Tratado de paz abstrato
DSS2016EU um projeto a partir de uma ideia de Santiago Eraso, com curadoria de Pedro G. Romero. O projecto «Tratado de Paz 'aborda as representações de paz na história da arte, da cultura e da lei. Ele toma como ponto de partida a figura emblemática de Francisco de Vitoria, que inspirou a escola chamada de Salamanca, conhecida hoje como Escola Ibérica da escola Paz-primeiro de Direito Europeu-International do século XVI, as guerras contra os "hereges" a expulsão dos mouros e judeus, e a colonização das Américas. Ele conclui o ciclo dos acordos de paz que acontecem após as sucessivas guerras do século passado até o presente. "Tratado de Paz 'explora as formas e representações complexas que a paz passou por e viaja através das suas representações e significados ao longo da história.
Propõe-se como um projecto de âmbito internacional, participando de uma relação significativa de agentes e instituições locais, bem como europeu; do Louvre para Jorge Oteiza Museum Foundation. Além da exposição principal, 1516-2016. Os tratados de paz, o projeto incluirá sete exposições sobre episódios históricos - casos estudando, um estudo de caso sete produções de artistas contemporâneos / Contemporâneo - Afueras- para ser implantado em todo e território basco, Salamanca e Barcelona. Também vai contar com diversas publicações.
Para a produção do projeto teve uma equipe de curadoria, uma ampla gama de artistas e um grupo de consultores especialistas em arte e história.
A proposta não tem um plano educacional que tem sido desenvolvido em colaboração com o Internacional de Cultura Contemporânea Centro Tabakalera com equipes de mediação Koldo Mitxelena Centro Cultural e de San Telmo Museum. Depois de quatro anos de pesquisa, que já em 2013 a primeira parte do projeto ocorreu com a exposição 1813. Siege, fogo e reconstrução de San Sebastian como um eixo central, haverá um conjunto sem precedentes de materiais sobre a representação da figura de "a paz".
Fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti
http://www.revistadearte.com/2016/04/12/tratado-de-paz-el-proyecto-mas-ambicioso-de-la-capital-europea-de-la-cultura-san-sebastian-2016/
Cultura e Conhecimento São Essenciais ingredientes para uma sociedade.
Um é ou cultura que só existe antídoto contra a falta de amor
Vamos compartilhar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário