O Grupo de Batuque Finka-Pé vai apresentar um dos géneros mais representativos do património musical de Cabo Verde, através de dança e percussão, num espetáculo previsto para 11 de setembro no Museu do Oriente, em Lisboa.
De acordo com a entidade, o espetáculo, marcado para as 18:00 desse dia, será protagonizado pelo grupo constituído exclusivamente por mulheres cabo-verdianas que residem ou residiram no Bairro Alto da Cova da Moura, na Amadora.
O grupo foi criado em 1989 no âmbito das atividades desenvolvidas pela Associação Cultural Moinho da Juventude como forma de divulgar a cultura cabo-verdiana e manter vivas as tradições do país.
A maioria das mulheres que formam o Finka-Pé aprendeu o batuque em Cabo Verde durante a adolescência, seguindo o processo tradicional de transmissão oral, em que a aprendizagem da música e da percussão é feita por imitação.
O batuque é um dos géneros mais representativos do património musical da ilha de Santiago, em Cabo Verde, tendo referências desde o século XVII, revelando parte uma identidade cultural que aborda a integração do corpo e dos sentimentos.
Dançando e cantando, vão exprimindo os seus medos, receios, preocupações, dando conselhos e refletindo sobre o papel da mulher na sociedade.
Diário Digital com Lusa
Fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti
Cultura e conhecimento são ingredientes essenciais para a sociedade.
Cultura e conhecimento são ingredientes essenciais para a sociedade.
A cultura e o amor devem estar juntos.
Vamos compartilhar.
A cultura e o amor devem estar juntos.
Vamos compartilhar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário