Dan Grayber‘s works exist at the intersection of sculpture and physics, pieces carefully designed to solve the problems created by their own existence. The sculptures each include a rock suspended within a glass enclosure, the rock’s weight perfectly balanced by the mechanisms, systems, and pulleys that surround it.
Cavity Mechanism #12 w/ Glass Dome. 2013. Mixed. 23″ x 13″ x 13″. All images via Dan Grayber.
Grayber relates this play of tension and balance to personal relationships, which serves as another influence to his work outside of visual interests in industrial design, construction machinery, and the children’s game Cat’s Cradle.
“Cavity Mechanism #6, from 2009, [seen below] is one of the most obvious pieces to speak about interpersonal relationships that I’ve made,” said Grayber to Venison Magazine. “There are two identical mechanisms inside of a glass display dome, and one small cable that runs between the two mechanisms. This cable holds all of the tension between the two mechanisms, and they both need to remain in place to maintain the tension. I was really thinking about co-dependence when I made the piece. If either mechanism were to slip, or the connection between them to break, it would cause both to fail.”
You can see more of Grayber’s experiments in equilibrium on his Instagram and Facebook. (via Boing Boing and Makezine)
Cavity Mechanism #21. 2016. Mixed. 13″ x 14″ x 14″
Cavity Mechanism #24. 2016. Mixed. 13.5″ x 6.5″ x 6.5″
Cavity Mechanism #18. 2015. Mixed. 11″ x 5″ x 5″
Cavity Mechanism #23. 2016. Mixed. 7.5″ x 5″ x 5″
Display Case Mechanism #6. 2016. Mixed. 24.5″ x 16″ x 11″
Display Case Mechanism #6. 2016. Mixed. 24.5″ x 16″ x 11″
Cavity Mechanism #20. 2016. Mixed. 29.5″ x 12″ x 12″
Cultura não é o que entra pelos olhos e ouvidos,
mas o que modifica o jeito de olhar e ouvir.
A cultura e o amor devem estar juntos.
Vamos compartilhar.
Culture is not what enters the eyes and ears,
but what modifies the way of looking and hearing.
--br via tradutor do google
Esculturas de rochas suspensas dentro de frascos de sino por seu próprio peso por Dan Grayberby Kate Sierzputowski
Mecanismo de cavidade # 12 com cúpula de vidro. 2013. Misturado. 23 "x 13" x 13 ". Todas as imagens através de Dan Grayber.
As obras de Dan Grayber existem na interseção de escultura e física, peças cuidadosamente desenhadas para resolver os problemas criados por sua própria existência. As esculturas incluem uma rocha suspensa dentro de um compartimento de vidro, o peso da rocha perfeitamente equilibrado pelos mecanismos, sistemas e polias que o cercam.
Grayber relaciona este jogo de tensão e equilíbrio com relacionamentos pessoais, o que serve como outra influência no seu trabalho fora dos interesses visuais em design industrial, maquinaria de construção e o jogo infantil Cat's Cradle.
"Mecanismo de cavidade # 6, a partir de 2009, [visto abaixo] é uma das peças mais óbvias para falar sobre as relações interpessoais que eu fiz", disse Grayber para a revista Venison. "Existem dois mecanismos idênticos dentro de uma cúpula de exibição de vidro e um pequeno cabo que funciona entre os dois mecanismos. Este cabo mantém toda a tensão entre os dois mecanismos, e ambos precisam permanecer no lugar para manter a tensão. Eu realmente estava pensando em co-dependência quando fiz a peça. Se qualquer mecanismo fosse deslizar, ou a conexão entre eles para quebrar, isso causaria que ambos falhassem. "
Você pode ver mais experiências de Grayber em equilíbrio em seu Instagram e no Facebook. (Via Boing Boing e Makezine)
imagens
Mecanismo de cavidade # 21. 2016. Misturado. 13 "x 14" x 14 "
Mecanismo de cavidade # 24. 2016. Misturado. 13,5 "x 6,5" x 6,5 "
Mecanismo de cavidade # 18. 2015. Misturado. 11 "x 5" x 5 "
Mecanismo de cavidade # 23. 2016. Misturado. 7,5 "x 5" x 5 "
Display Case Mechanism # 6. 2016. Misturado. 24,5 "x 16" x 11 "
Display Case Mechanism # 6. 2016. Misturado. 24,5 "x 16" x 11 "
Mecanismo de cavidade # 20. 2016. Misturado. 29,5 "x 12" x 12 "
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