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sexta-feira, 3 de novembro de 2017

The Mexican celebration of the Day of the Dead is officially considered by Unesco as the immaterial patrimony of humanity. - A celebração mexicana do Dia de Mortos é considerada oficialmente pela Unesco como patrimônio imaterial da humanidade.

Mexico celebrates the day of celebrating the dead.
Ephemeris, which mixes pre-Hispanic and catholic cultures, contrasts with the tone that the Day of the Dead has in Brazil.

DEAD DAYS DAY IN MEXICO CITY.

The Day of the Dead, on November 2, is one of the holidays of Catholic origin in Brazil's national calendar. 

Traditionally, it is a day of shelter for praying and honoring those who have died. In Mexico, it is also a time of demonstrations of respect for the dead, but in a just opposite way: with a party. 

There, the date is known as Day of the Dead and has parties in the streets for days, with many colors, banquets, prints and skull masks. The Day of the Dead officially takes place between October 31 and November 2, although the festivities begin earlier and last almost a week, beginning October 28. 

On each day people are remembered who have died from different causes or circumstances - such as illnesses, accidents or children who died shortly after birth. 

The origin of the party predates the colonial domination of Spain. The cult of the dead is present in different pre-Hispanic peoples who inhabited the territory where today is Mexico. In Aztec mythology, the "kingdom of the dead" is Mictlán, whose queen Mictecacíhuatl is usually depicted with a skull head. In this culture, the skulls symbolize death, but also the rebirth of souls, who must cross a tortuous path until they are reunited with their loved ones and then they can rest. 

Families make offerings with decorated altars and plenty of food so that the souls are welcomed, reunite their families in peace and return to the world of the dead. It is common to decorate the cemeteries, to welcome the souls, who then return to their graves. 

Petals and candles are also placed on the way between the house and the cemetery, to "guide" the dead. There are parades with music in which many people go dressed and painted. Skull masks and designs are everywhere, as are clothing of indigenous origin. 

There are singularities about how the feast manifests itself in different parts of Mexico, both in meaning and tradition, but one of the beliefs is that the souls of the children return home on November 1 and adults on the 2nd. parties predominates a vision of death not as absence or pain, but as memory of those who are gone and of the affective bonds that are beyond the material world. 

So it makes sense to be a day of celebration and not mourning. Despite the pre-Columbian origin of the celebration, the dates coincide with the Catholic calendar. In Catholicism, the first day of November is All Saints Day, followed by the Day of the Dead. 

This confluence of dates is the result of a mixture, during the colonial period, between the indigenous traditions of Mexico and the Catholic tradition of Spain.








Cultura não é o que entra pelos olhos e ouvidos,
mas o que modifica o jeito de olhar e ouvir. 

A cultura e o amor devem estar juntos.
Vamos compartilhar.

Culture is not what enters the eyes and ears, 
but what modifies the way of looking and hearing.




--br

A celebração mexicana do Dia de Mortos é considerada oficialmente pela Unesco como patrimônio imaterial da humanidade.

O México faz festa no dia de celebrar os mortos.

Efeméride, que mistura culturas pré-hispânicas e católica, contrasta com o tom que o Dia de Finados possui no Brasil.

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DESFILE DO DIA DE MORTOS NA CIDADE DO MÉXICO.

O Dia de Finados, em 2 de novembro, é um dos feriados de origem católica no calendário nacional do Brasil. 

Tradicionalmente, é um dia de resguardo para se orar e homenagear as pessoas que já morreram. No México, também é uma época de demonstrações de respeito pelos mortos, mas de modo justamente oposto: com festa. Lá, a data é conhecida como Dia de Mortos e tem festas nas ruas durante dias, com muitas cores, banquetes, estampas e máscaras de caveira. 

O Dia de Mortos acontece oficialmente entre 31 de outubro e 2 de novembro, embora as festividades iniciem antes e durem quase uma semana, a partir de 28 de outubro. Em cada dia são lembradas pessoas que morreram por causas ou circunstâncias diferentes — como doenças, acidentes ou crianças que morreram pouco após o nascimento. 

A origem da festa é anterior à dominação colonial da Espanha. O culto aos mortos está presente em diferentes povos pré-hispânicos que habitaram o território onde hoje fica o México. 

Na mitologia asteca, o “reino dos mortos” é Mictlán, cuja rainha Mictecacíhuatl costuma ser representada com uma cabeça de caveira. Nessa cultura, as caveiras simbolizam a morte, mas também o renascimento das almas, que precisam atravessar um caminho tortuoso até se reencontrarem com seus entes queridos e depois poderem descansar. 

As famílias fazem oferendas, com altares decorados e fartura de comida, a fim de que as almas sejam bem-recebidas, reencontrem os familiares em paz e possam regressar para o mundo dos mortos. É comum enfeitar os cemitérios, para acolher bem as almas, que então regressam para seus túmulos. 

Também se colocam pétalas e velas no caminho entre a casa e o cemitério, para “guiar” os mortos. São feitos desfiles com música nos quais muitas pessoas vão fantasiadas e pintadas. 

As máscaras e desenhos de caveira estão por toda parte, assim como indumentárias de origem indígena. Existem singularidades sobre como a festa se manifesta nas diferentes partes do México, tanto de significado quanto de tradições, mas uma das crenças é que as almas das crianças voltam para casa no dia 1º de novembro, e as dos adultos, no dia 2. 

Nas festas predomina uma visão da morte não como ausência ou dor, mas como memória dos que já se foram e dos laços afetivos que estão além do mundo material. Portanto faz sentido ser um dia de festa e não de luto. Apesar da origem pré-colombiana da celebração, as datas coincidem com o calendário católico. 

No catolicismo, o primeiro dia de novembro é o Dia de Todos os Santos, seguido pelo Dia de Finados. Essa confluência de datas é resultado de uma mistura, durante o período colonial, entre as tradições indígenas do México e a tradição católica da Espanha. 

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