Ouvir o texto...

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Exposição de ideias em cenário deslumbrante



Painéis reproduzindo páginas de O DIA com 60 propostas inovadoras que estão mudando o Rio emolduraram a cerimônia no imponente Museu Histórico Nacional

Rio - Definitivamente, não era um cenário qualquer. E ninguém passou pela cerimônia sem ser impactado pela beleza do espaço que serviu de moldura para o encontro que celebrou os 60 anos do jornal O DIA. O governador Sérgio Cabral, por exemplo, começou seu discurso ressaltando “esta beleza de museu”, e a presidenta Dilma Rousseff também elogiou a escolha do local para a celebração. O Museu Histórico Nacional, criado em 1922, é um dos mais importantes do Brasil, reunindo um acervo de mais de 270 mil itens, entre documentos, imagens, moedas (está lá a maior coleção de numismática da América Latina), selos, móveis, armas e esculturas.
Além de tamanho tesouro histórico, os convidados também tiveram a oportunidade de conferir a exposição inspirada nas 60 ideias que estão mudando o Rio, publicadas no especial que circulou no dia de aniversário do jornal, no último dia 5. A edição mapeou projetos de ONGs, de pessoas físicas e dos setores público e privado, analisou o caminho que estão seguindo e os resultados dessas iniciativas. Os 60 painéis com as ideias ornamentaram o salão e despertaram a atenção dos presentes. 

“A partir de agora, toda iniciativa vitoriosa e empreendimento inovador vai ter largo espaço nas páginas do jornal”, prometeu Maria Alexandra Mascarenhas Vasconcellos, presidenta do Conselho de Administração da Empresa Jornalística Econômico S.A. (Ejesa). 

Beleza de cenário

O conjunto arquitetônico que abriga o Museu Histórico Nacional, localizado na Praça Marechal Âncora, próximo à Praça 15, era um dos pontos estratégicos para a defesa da cidade do Rio de Janeiro, à época capital do Brasil. Após deixar de ser área militar, o então presidente da República, Epitácio Pessoa (1919-1922), visando a dotar o País de um espaço destinado a abrigar um acervo voltado para a História do Brasil, criou ali o Museu Histórico Nacional. Atualmente, o espaço constitui-se no mais importante museu histórico do País. Abrigou o primeiro curso de Museologia do Brasil, mantendo-se até aos nossos dias como referência para a constituição de importantes museus brasileiros.

fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário