Ouvir o texto...

domingo, 5 de junho de 2011

Gestores culturais do Norte querem unir informações

Os gestores municipais da área de cultura na região Norte vão criar um sistema de informações integrado que mostrem indicadores de todos os municípios e estados de maneira organizada e reunida em um único documento. A idéia é uma das principais deliberações do 1º encontro de gestores municipais da região Norte que aconteceu durante esta quarta-feira, no Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas, centro de Manaus. 

O evento teve a participação de representantes do Ministério da Cultura e foi Coordenado pelo Conselho de Políticas Culturais de Manaus. O objetivo principal foi debater as especificidades de cada capital e encontrar formas eficientes de  reforçar as ações culturais das cidades em nossa região.

Outra questão bastante comentada no evento foi a criação de um intercâmbio entre estas cidades, estabelecendo uma interlocução melhor com o Minc em prol das necessidades comuns das capitais do Norte.

Na ocasião foi Instituído o 1º Fórum de Gestores das Capitais da região Norte e elaborada uma "Carta de Manaus" que é o documento oficial da criação do Fórum.

O secretário executivo do Conselho Municipal, Jaime Pereira,  reafirmou a necessidade de um diálogo mais direto entre as capitais, pois a região Norte precisa fortalecer as ações culturais e propostas de políticas públicas para o Norte.

A diretora presidente da ManausCult,  Lívia Mendes, enfatizou que as especificidades em nossa região devem ser observadas com maior rigor pelo Ministério da Cultura e cobrou empenho dos mesmos em relação a aprovação do Custo Amazônico.

Estavam presentes no encontro gestores Municipais de Cultura de Manaus, Rio Branco, Palmas, Porto Velho, com a presença do Presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Manaus, o poeta Thiago de Mello, o Secretário Executivo, Jaime Pereira, o antropólogo e professor da Universidade do Amazonas  Ademir Ramos e dos representantes do Ministério da Cultura na Região Norte, Delson Cruz, mais o Secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, José Roberto Peixe, Secretária da Cidadania e Diversidade Cultural, Marta Porto, o Presidente da FUNARTE, Antonio Grassi, com a participação da Ministra Ana de Hollanda.

O evento foi encerrado pela Ministra da Cultura Ana de Hollanda que reafirmou a importância do Fórum como um canal  necessário de comunicação entre as capitais e o Minc.


fonte:
http://www.amazonasnoticias.com.br/manaus/5373-gestores-culturais-do-norte-querem-unir-informacoes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário