quinta-feira, 7 de julho de 2011
Charges inéditas e telas de Rontani estão no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes.
O mascote do clube XV de Novembro de Piracicaba, o caipira Nhô Quim, foi inventado por Edson Rontani em 1948. A imagem é relacionada ao futebol quinzista até hoje e o artista, um simples funcionário público que se divertia pintando e desenhando, nunca ganhou um centavo pelo “filho”. O outro filho, o de carne e osso, Edson Rontani Júnior, briga pela patente e aproveita o momento de euforia devido à ascensão do time da cidade à Série A-1 do Campeonato Paulista para montar “Alma Piracicabana”, no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, exposição com charges, algumas inéditas, e telas, em diversas técnicas, produzidas pelo pai.
Inaugurada na noite de ontem, o vernissage teve a presença de um ilustre amigo de Rontani, Jairo Mattos. “Convidei o Jairo porque ele é um grande artista e o autor desta escultura”, falou apontando para o busto do pai, produzido na década de 60. Rontani Júnior tem outras dúvidas quanto aos esforços artísticos do pai. Segundo ele, muitas pinturas desta exposição foram encontradas no ateliê que mantinha no quintal da residência, quando faleceu. “Estavam enroladas em jornal e isso ajudou a conservá-las.”
Enquadradas pelo filho em 2002, as pinturas evidenciam um Edson Rontani habilidoso com as tintas e pincéis. São telas à óleo, nanquim e aquarela praticadas em temas diversos, como cenas agrícolas, uma que o filho intitulou “À Margem do Rio Nilo”, brincadeiras de criança, rostos e sobre o ofício do artista, além de duas paisagens com sutis traços impressionistas a la Vincent van Gogh. “De algum modo, meu pai renegou estas obras. Muitas não foram assinadas ou ele escrevia meu nome ou de sobrinhos.”
Quanto às famosas charges de futebol de Rontani, são todas elas reproduções. “Porque as originais amarelaram”, ressalta Rontani Júnior. Entre as obras expostas, está a do Pau de Sebo, em que Rontani ilustrava a classificação do Campeonato Paulista com os mascotes na parte de baixo, de cima ou até mesmo fora, o lanterninha, do pau. Há outras charges em que o artista utiliza o humor para revelar o placar dos jogos. “Selecionei algumas dos quatro times grandes que, décadas atrás, vieram a Piracicaba enfrentar o XV”, informa o filho.
SERVIÇO
Exposição “Alma Piracicabana”, com pinturas, escultura e charges de Edson Rontani, na sala T2 do Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes. Visitação gratuita, de terça-feira a domingo, das 9 às 17 horas, até 5 de agosto. Na rua Santo Antônio, 641, Centro. Informações: 3422-3069.
fonte:
http://www.tribunatp.com.br/modules/news/article.php?storyid=9712
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário