Ouvir o texto...

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Museu de Astronomia acaba com o problema de água mundial


Oficina propõe construir o “Multiplicador de águas”, experimento que gera o elemento essencial à vida.


Com a ultilização inadequada dos recursos naturais do planeta, uma das maiores preocupações da população mundial é a escassez de água no mundo. O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) vai discutir essa questão e construir com os visitantes o “Multiplicador de águas”, na oficina gratuita “Faça Você Mesmo”, neste domingo (24/07), às 16h.


Uma caixa de leite, um gargalo de garrafa pet e um pedaço de mangueira transparente são suficientes para construir a máquina que transforma um copo de água em dois. “O interessante é estimular os visitantes a tentarem entender o que acontece dentro da caixa, que, teoricamente, acaba com o problema de água no mundo”, explica Pedro Nasser, físico da Coordenação de Educação em Ciências do MAST.


A oficina pretende falar sobre o ciclo da água, como o elemento está atrelado à existência de vida do planeta e a questão da poluição como um dos maiores motivos para a falta de água na Terra. “Perguntamos aos visitantes e discutimos com eles: se a água possui um ciclo, como podemos afirmar que ela vai acabar?”, questiona Nasser.


Programação completa-No sábado, o visitante tem uma programação recheada. A Visita Orientada é a primeira atração, às 15 e às 17 horas. Com ajuda da ciência, os mediadores do Museu ensinam a fazer um pudim, na oficina “Cozinhando com a Química”, às 16 horas. Para fechar o dia com chave de ouro, o Programa de Observação do Céu desvenda os mistérios astronômicos e mostra aos visitantes constelações e planetas em telescópios centenários.
Museu de Astronomia e Cinências Afins- MAST,Rua General Bruce, 586, São Cristóvão – Rio de Janeiro – RJ | Telefones:             (21) 3514-5200       | Site: www.mast.br

fonte:
http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=166038

Nenhum comentário:

Postar um comentário