Ouvir o texto...

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Revista eletrônica aborda planetários, jardins botânicos e museus

A pesquisa “Percepção Pública da Ciência e Tecnologia no Brasil”, realizada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) em 2010, apontou que os museus e centros de ciência e tecnologia do Brasil são pouco frequentados. Por causa disso, a revista eletrônica Coletiva traz na sua quarta edição reportagens sobre planetários, jardins botânicos e museus de humanidades. O material já pode ser acessado pelo endereço www.coletiva.org


Na seção de artigos, há um panorama do desenvolvimento desses espaços, com destaque para a história dos zoológicos do País. Esse novo número também divulga um trabalho de Gilberto Freyre sobre a criação do Museu de Antropologia do Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas, que hoje integra o Museu do Homem do Nordeste da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).

O especial traz ainda imagens microscópicas produzidas no Laboratório de Filmes Finos da Universidade de São Paulo (LLF/USP) e imagens do espaço captadas pelos astrônomos amadores Marcos Mataratzis e Vivek Hira. Marcus Granato, em entrevista, fala da importância da preservação da memória de ciência e tecnologia no Brasil.

A Coletiva é uma revista eletrônica de divulgação científica da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e trata da importância dos espaços de ciência para a promoção de atividades educativas e de divulgação.

fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário