Ouvir o texto...

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Sistema de Museus de Ouro Preto Participa do II Encontro Nacional de Educação Patrimonial



Como parte do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana, será realizado de 17 a 21 de julho, no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto o II Encontro Nacional de Educação Patrimonial cujo tema é “Estratégias para a construção e implementação de uma política nacional”.

O objetivo do encontro é pactuar estratégias  para uma política nacional de Educação Patrimonial e a consolidação do Sistema Nacional do Patrimônio Cultural. A presença de vários setores da sociedade será também uma oportunidade de fortalecermos uma rede diversificada de profissionais, instituições públicas e privadas, estudantes e grupos da comunidade capaz de multiplicar ações de valorização do patrimônio cultural brasileiro como elemento chave para a identidade nacional e sociedades sustentáveis. 

O encontro é promovido pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto e inaugura a participação do Iphan na Curadoria de Patrimônio do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana. 
  
O Sistema de Museus de Ouro Preto representado por um de seus coordenadores executivos o professor do Departamento de Museologia da UFOP, Gilson Nunes, participa da primeira mesa redonda “A Educação Patrimonial e as Políticas Públicas para o Patrimônio Cultural” que discutirá a trajetória das políticas públicas para o patrimônio cultural no âmbito das três esferas de governo e suas implicações sobre as ações de Educação Patrimonial. 

Durante o evento representante dos museus da cidade com programas de ações educativas participarão dos grupos de trabalho. Apresentarão suas atividades profissionais das instituições: Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da UFOP, Museu Casa dos Contos, Museu Casa Guignard, Museu da Inconfidência e Museu das Reduções. 

Além disso, o Sistema de Museus de Ouro Preto articula os museus para realizar ações de educação patrimonial em parceria com as Secretarias Municipais de Cultura e Turismo com a de Educação. 

fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário