Ouvir o texto...

quarta-feira, 13 de julho de 2011

OFICINA de Observação e Escrita




Oficina de Observação e Escrita.
Descrevendo as Artes e os Ofícios do Bixiga na Pesquisa de Campo e na Etnografia
A Oficina de Observação e Escrita apresenta os fundamentos da escrita produzida com base na pesquisa de campo. Em meio aos interlocutores em campo e aos companheiros de oficina, os participantes-pesquisadores serão convidados a observar, conversar e refletir sobre as práticas de artesãos e artistas da região do Bixiga. O resultado dessa imersão em campo será a escrita de textos expressivos e significativos sobre como as artes e ofícios revelam diferentes modos de ser e estar no mundo, do ponto de vista dos atores envolvidos.
Todas as aulas da Oficina de Observação e Escrita vão unir teoria e prática, convidando os participantes a estranharem o familiar e irem além do senso comum para compreender e descrever em detalhes a experiência dos artistas e artesãos do Bixiga. As aulas vão enfatizar o uso dos cinco sentidos na percepção de si mesmo e do outro, preparando os participantes para descrever como as artes e os ofícios expressam diferentes modos de ser e estar no bairro. Para tanto, a partir da pesquisa de campo, os participantes vão construir narrativas breves, perfis, histórias de vida, diálogos e depoimentos, fotografias de fazeres e objetos, tabelas, gráficos etc. Para fundamentar esse trabalho serão discutidos em aula temas como: o que observar e perguntar em campo; como iniciar um diálogo, saber ouvir e aproveitar o que o outro nos diz para levantar novas questões; como usar o caderno de campo, o gravador e a câmera fotográfica. A última parte da Oficina de Observação e Escrita será dedicada à análise do material coletado e à comparação das anotações e registros dos participantes para discutir seu significado e selecionar o que for mais expressivo. A etapa final será construir uma narrativa detalhada e diversificada sobre a experiência do fazer das artes e ofícios no Bixiga para a apresentação em exposição e site específicos.
A oficina é uma das atividades do projeto Bixiga em Artes e Ofícios: Percursos Audiovisuais, que visa mapear os fazeres de artesãos e artistas do bairro a partir da perspectiva de moradores, frequentadores, trabalhadores e dos próprios artesãos e artistas. 
Os materiais produzidos pelos participantes das oficinas e pela equipe de mapeamento serão apresentados em forma de website e exposição na Casa de Dona Yayá.
O website apresentará um mapa no qual será possível visualizar lugares e agentes relacionados às artes e ofícios por meio de fotografias, vídeos, depoimentos e cadernos de viagem.
O material produzido pelos participantes da oficina ficará em posse do Centro de Preservação Cultural (CPC-USP), onde no primeiro semestre de 2012 acontecerá uma exposição com os resultados do projeto.
Ministrante: Adriana de Oliveira Silva
Adriana de Oliveira Silva é mestre em Antropologia pela Universidade de São Paulo, graduada em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Cásper Líbero e em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista. Como antropóloga, atua como professora de Ciências Sociais do Instituto de Comunicação e Artes da Universidade Bandeirante (Uniban) e realiza pesquisas para empresas públicas e privadas. Como repórter, trabalhou em veículos como o jornal Folha de S. Paulo e TV Gazeta, e foi colunista da revista História Viva. Como editora de livros e assessora de imprensa, atuou em editoras como a Summus Editorial, Melhoramentos e Larousse. Hoje também orienta escritores na escrita de seus livros (Coaching Literário) e faz leitura crítica de livros e traduções do inglês e do francês.

PROGRAMA 
AULA 1_Etnografia: descrevendo o outro
Estranhando o familiar: indo além do senso comum, do caricatural ou daquilo que já sabemos. Abrindo-se para a perspectiva do outro: como o outro explica sua própria experiência? Os cinco sentidos na percepção de si mesmo e do outro. Descobrindo e descrevendo as particularidades e significados da experiência do outro. Exercícios de percepção e escrita.

AULA 2_Preparando-se para ir ao campo 
O que sei sobre o Bixiga e suas artes e ofícios? O que é arte e o que é ofício? Que tipo de arte ou ofício eu quero pesquisar? Quais questões me intrigam ou causam curiosidade? Quais são as particularidades do bairro e de seus artistas e artesões? Como fazer pesquisa preliminar e bibliográfica? Discutindo dados sobre o Bixiga.

AULA 3 e 4_Estar lá 
Pesquisa de campo: o que devo observar e perguntar? O que é arte/ofício segundo os interlocutores em campo? Observando como uma arte/ofício ou arte revela um modo de ser e estar no mundo/bairro. Entre a entrevista e o diálogo: como iniciar um diálogo, saber ouvir e aproveitar o que o outro diz para levantar novas questões. As técnicas de registro de dados e impressões: caderno de campo e gravador, o que anotar e gravar. Usando os cinco sentidos: anotando e registrando sons, odores, texturas, paladares, estados de espírito das pessoas e do ambiente. Exercícios de percepção e escrita.

AULA 5_Estar aqui: analisando o material coletado 
Verificando o que se anotou. Transcrevendo gravações. Analisando imagens. Comparando descobertas, anotações e registros com os outros colegas do grupo de pesquisa. Discutindo o significado dos diferentes materiais e selecionando o que é mais expressivo. Organizando o material para apresentação. Exercícios de percepção e escrita.

AULA 6_Estar aqui: descrevendo o outro com expressividade
Construindo uma narrativa eficaz sobre a experiência do fazer das artes e ofícios no Bixiga. Descrevendo em detalhes os personagens, os cenários, os fazeres e o sentido das diversas experiências. O uso de diferentes formas de apresentação: narrativas breves, perfis, histórias de vida, trechos de diálogos ou monólogos, depoimentos orais, fotografias de ações e objetos, tabelas, gráficos, objetos coletados em campo etc. Exercícios de percepção e escrita.

Requisitos: disponibilidade para fazer pesquisa de campo em outros horários além dos horários da oficina; caderno para anotações (imprescindível), gravador (opcional), câmera fotográfica (opcional).
Público Alvo: morador, trabalhador ou frequentador do bairro do Bixiga. Idade mínima de 18 anos.
Pré-inscrições: até 07 de agosto
Enviar para o e-mail cpcpublic@usp.br nome completo, vínculo com o bairro do Bixiga (morador, trabalhador ou frequentador), endereço onde mora ou trabalha no bairro ou locais que costuma frequentar, um parágrafo informando o interesse em participar desta oficina. O material recebido dentro do prazo acima será analisado pelos responsáveis pela oficina com base no perfil do público-alvo. 
Valor: Atividade Gratuita
Vagas: 20 pessoas
Carga horária: 18 horas
Quando: 16, 23 e 30/8 e 06, 13 e 20/9/2011, às terças-feiras, das 14h às 17h.
Seleção: O resultado da seleção será publicado no dia 09 de agosto, no site www.usp.br/cpc, seção “Agenda”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário