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quarta-feira, 10 de agosto de 2011

EDITAL PARA BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA



EDITAL no. 12/2011 – Projeto  O Corpo, entre Arte e Medicina: um
levantamento iconográfico e bibliográfico:  Edital de Processo Seletivo para
concessão de Bolsas de Iniciação Científica.

A Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo – FapUNIFESP, com o objetivo de apoiar o projeto O Corpo, entre Arte e Medicina: um levantamento iconográfico e bibliográfico, torna pública a abertura da inscrição destinada a selecionar 4 (quatro) bolsistas de Iniciação Científica, pelo período de 1
(hum) ano cada, conforme segue: 3 (três) bolsas para o campus Guarulhos e 1 (uma) para o campus São Paulo.

1. Público-Alvo: Estudantes da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
e da Escola Paulista de Medicina.

2. Valor da bolsa: R$ 360,00 (trezentos e sessenta reais) ao mês.

3. Coordenador do Projeto:  Prof. Dr. Osvaldo Fontes Filho – Departamento
de História da Arte/Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – UNIFESP.

4. Natureza do Projeto
Investigação dos modos pelos quais as artes visuais e o saber médico pensam e representam o corpo em diferentes momentos da história moderna e contemporânea. O motivo do corpo, onipresente nas construções do imaginário e do intelecto, solicita conhecimentos de natureza  variada. Razão porque será solicitado dos alunos-bolsistas o percurso por uma  bibliografia heterogênea, interrogativa do corpo em seus protocolos imagéticos e conceituais: textos de história da arte e da medicina, de antropologia, de sociologia, de
psicologia/psicanálise, de literatura e de filosofia. À pesquisa de tal textualidade, onde o corpo é assumido na diversidade de seus motivos (paixões, sensações, obsessões, patologias e estetismos de toda ordem),
acrescentar-se-á a solicitação por uma ampla documentação iconográfica: dos tratados renascentistas de anatomia aos documentos  de uma recente corporeidade virtualizada. No envolvimento, pois, com fontes imagéticas e textuais tributárias de saberes diversos, tratar-se-á de focalizar a profícua, e ainda pouco explorada, história de colaborações entre representação artística e investigação médica. O escopo último da pesquisa será o de produzir uma síntese da cultura visual (na forma de um banco de  imagens digitalizadas) em torno do corpo, de suas evidenciações científicas a certas apropriações artísticas, passando pelos múltiplos protocolos sociais de sua normalização/normatização, idealização, anatemização, espetacularização. A pesquisa abriga assim tanto modos de representações do universo da Medicina nas Artes Visuais quanto as contribuições do saber  médico para o imaginário contemporâneo em torno do corpo. Assim caracterizado, o Projeto atuará em três frentes de trabalho: a. Lições de anatomia: o corpo nascente da ciência O primeiro aluno-bolsista será solicitado a examinar a nova cultura visual surgida entre os séculos XV e XVII em torno da ciência da anatomia.  Para tanto, importará inicialmente identificar na iconografia de fundo vesaliano os estilemas visuais ─ gestualidades e disposições espaciais ─ mais recorrentes de
uma transferência simbólica entre a corporeidade aristotélica dos medievais e a corporeidade perspéctica própria às modernas exigências de racionalidade e de experimentação. Serão assim evidenciados novos dispositivos de espacialidade: procedimentos de disposição dos corpos, de sua decupagem, em favor de
representações sintéticas; técnicas de transparência e de detalhamento; modos diagramáticos próprios a ilustrar princípios estruturais, mecânicos e fisiológicos. Em vista do conseqüente repertório imagético produzido, o aluno será instado a caracterizar metamorfoses do olhar, a identificar situações escópicas próprias a uma nascente: interpretação analítica do real.
 
b. Fisiognomonias e patognomonias: o corpo de paixões e dor O segundo aluno-bolsista será solicitado a percorrer sistemáticas de representação do patológico entre os séculos XVII e XIX.  Em território
relativamente inexplorado, aquele das metamorfoses  históricas da pele como superfície de projeção das paixões e, consequentemente, das linguagens visuais, seu esforço será o de repertoriar a ampla  cultura visual desenvolvida em torno dos estudos fisiognomônicos. A partir das teorias de Charles Le Brun,
Johann Caspar Lavater, Franz Joseph Gall e Johann Gaspar Spurzheim, o aluno procurará pelos indícios de um saber que emigra das artes figurativas e dos estudos de fisiologia diretamente para a patognomonia, para a frenologia e para a criminologia, ciências que nascem no século XIX em torno de figuras como
Cesare Lombroso, François Galton, Alphonse Bertillon.  Observará, ainda, como a ciência da primatologia de Petrus Camper ou as teorias da evolução de Darwin e de Lamarck influenciaram amplamente o imaginário  do século XIX. Por fim, nas nascentes terapias da histeria e da alienação de Philippe Pinel, Jean-Etienne
Dominique Esquirol e Jean-Martin Charcot, dentre outros, o aluno reconhecerá e repertoriará rica iconografia, amplamente tributária do registro fotográfico do corpo.

c. Corpos des-organizados, nos modernos e pós-modernos O terceiro aluno-bolsista será solicitado a repertoriar os usos por parte da arte mais recente de modernas tecnologias de imagem médicas. Procurará analisar as implicações filosófico-antropológicas de uma ênfase por parte das artes performáticas e da videoarte no acesso à interioridade orgânica. O diálogo sustentado com a imagética e as técnicas da Medicina moderna tem levado a arte contemporânea a repensar o estatuto cultural do corpo em suas
vicissitudes fisiológicas. Renovados rituais de evocação da corporeidade  mostram-na  ambivalente,  fluida, protética, tributária algo delirante das novíssimas tecnologias de escopia e de intervenção  das ciências médicas. O aluno procurará, pois, observar como a recente imagética do corpo é influenciada pelos novos modos de representação na  ciência: corpos monstruosos, referência aos desenvolvimentos da engenharia genética; mutilações e dissecações potencialmente ofensivas proposta em sua espetacularidade. Assim, serão visados modos de discriminar entre o simples apelo à eficácia cênica e as prerrogativas de um olhar afeito ao histórico de uma ciência meticulosa das dissecações. Por fim, o aluno procederá ao levantamento
de uma iconografia em clara desafecção dos discursos museológicos e dos contextos academicamente neutralizados: imagens de um corpo contemporâneo em nada afeito aos protocolos de estetização comumente mobilizados pela historiografia de arte.

5. Perfil do candidato ─ estar regularmente matriculado em um dos cursos de graduação do campus
Guarulhos ou da Escola Paulista de Medicina (EPM);
─ não ter bolsa concedida por outro órgão de fomento;
─ possuir habilidade de navegação em internet e em tratamento de imagens;
─ ter interesse em algum dos seguintes temas: história da arte e/ou da medicina, representações do corpo nas artes visuais e/ou nas ciências, antropologia visual, filosofia da arte e da ciência, ética da contemporaneidade,
tecnologias do olhar clínico, percepções do corpo enfermo e/ou anormal, invenção e representação do corpo somático, normas sócio-culturais do corpo e seus desvios, história e antropologia culturais das patologias, história políticosocial do corpo, tecnologias da imagem em saúde.
 
6. Atribuições do bolsista
─ levantamento bibliográfico e iconográfico em bases de dados, na rede Web e em bibliotecas universitárias;
─ elaboração de um banco de dados informatizado e disposição de um protocolo de buscas adaptado ao caráter pluridisciplinar da pesquisa;
─ participação regular nas atividades do grupo de pesquisa  Grafias e Iconografias do Corpo  (grupo formalmente inscrito no Diretório de Grupos  de Pesquisa do CNPq);
─ participação em reuniões periódicas com a coordenação do projeto;
─ organização de exposições regulares nos campi Guarulhos, Vila Clementino;
─ redação de ensaios para publicação em revistas de produção discente;
─ redação, ao término da bolsa, de Relatório Final de pesquisa.

7. Da Documentação e dos Procedimentos
O candidato deverá enviar para o e-mail  corpo@fapunifesp.edu.br:
─ Histórico Escolar UNIFESP (versão on-line)
─ Texto em formato Word 2003 de 1 a 2 páginas, digitado em espaço 1,5 (Times New Roman 12), contendo o nome do estudante, o curso de origem, o ano de ingresso,  e-mail e telefone para contato. O texto deve, inicialmente, justificar o interesse do candidato pela temática apresentada no Projeto
http://www.fapunifesp.edu.br/pdf/bolsaIcUnifesp.pdf .

em seguida, ao assinalar a Frente de Trabalho a que se candidata, o aluno deve argumentar teoricamente
sobre os motivos de sua escolha.

8. Do cronograma do processo de seleção
8.1. Divulgação do Edital nos sites da FAP-UNIFESP e da EFLCH: 04/08/2011;
8.2. Período de inscrição: de 04/08/2011 a 29/08/2011;
8.3.  Divulgação da lista dos candidatos selecionados, horários e locais para a realização das entrevistas com Comissão Julgadora constituída de docentes da UNIFESP e/ou de outras Instituições: a partir de 31/08/2011; 8.4. Divulgação dos candidatos aprovados no Portal da FAP-UNIFESP
http://www.fapunifesp.edu.br/, a partir de 19/09/2011, cabendo aos Candidatos
a inteira responsabilidade de informarem-se da mesma.

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