Ouvir o texto...

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

O “encontro da década” dos museus da lusofonia vai ter lugar em Setembro, em Lisboa




O “encontro da década” dos museus da lusofonia vai ter lugar em Setembro, em Lisboapx
Após uma década de interregno vão ser retomados em Setembro próximo em Lisboa os encontros dos museus do Mundo Lusófono, numa iniciativa da Comissão Nacional Portuguesa do Conselho Internacional dos Museus (ICOM). Estarão presentes especialistas de todos os países da CPLP e de diversas comunidades lusófonas, provenientes de todo o Mundo, num total de cerca de duas centenas de participantes.

Vai realizar-se em 26 e 27 de Setembro, no Museu do Oriente, em Lisboa, o VI Encontro de Museu de Países e Comunidades de Língua Portuguesa, retomando assim uma iniciativa interrompida há mais de uma década, quando teve o lugar o V Encontro, em 2000, em Maputo. Os quatro anteriores Encontros tiverem lugar no Rio de Janeiro (1987), Lisboa (1989), Bissau (1991) e Macau (1994).

O Encontro de Setembro próximo é promovido pela Comissão Nacional Portuguesa do ICOM (ICOM Portugal), com o apoio do ICOM Brasil e a parceria da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), da União das Cidades e Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) e da Fundação Oriente (FO). Associam-se ainda à iniciativa, patrocinando-a, as Fundações Calouste Gulbenkian, Millenium BCP e EDP, as Câmaras Municipais de Lisboa, Cascais e Seixal, a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia e a empresa Sistemas do Futuro.

O programa científico incluirá a apresentação de sínteses nacionais sobre o estado dos museus em todos os países da CPLP, a cargo dos mais reputados profissionais, alguns exercendo os lugares de chefia das direcções gerais de museus nas respectivas administrações públicas. Salienta-se, neste sentido, a presença do Presidente do Instituto Brasileiro de Museus, José Nascimento Júnior, do Director da Direcção Nacional de Museus de Angola, Manzambi Vuvu Fernando, e do Presidente do Instituto de Investigação do Património Cultural de Cabo Verde, Humberto Cruz Lima. A Guiné- Bissau far-se-á representar pela Directora do Museu Etnográfico Nacional, Eveline Marta Diallo, Timor-Leste, pelo Director do Arquivo/Museu da Resistência Timorense, Antoninho Baptista Alves, S. Tomé e Príncipe, pelo responsável do sector de conservação e restauro do Museu Nacional, Djadjingu Quaresma, e Moçambique, por Alda Maria Costa, professora universitária e decana da museologia naquele país. A síntese relativa aos museus portugueses estará a cargo de Natália Correia Guedes, a primeira doutorada portuguesa em museologia, inicial Presidente do Instituto Português do Património Cultural e igualmente antiga Presidente do ICOM Portugal. Para além destas sínteses nacionais, decorrerão ainda três painéis temáticos (Museus e Desenvolvimento: parcerias e projectos de cooperação, Museus e Sustentabilidade, Profissionais e sua formação) onde serão ainda apresentadas 12 comunicações seleccionadas entre da largas dezenas de propostas recebidas. Complementarmente apresentar-se-ão mais de duas dezenas de “posters”, dando conta de projectos e experiências nas quais os valores da lusofonia continuam as constituir um cimento aglutinador de comunidades as mais variadas.

Foram ainda convidadas duas personalidades de grande projecção mundial, que proferirão as palestras de abertura e encerramento no primeiro dia do Encontro. O primeiro, o brasileiro Ulpiano Toledo Bezerra de Meneses, Professor Emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, é um conhecido filósofo e humanista, com ampla obra ensaística na qual os museus assumem um lugar central. O segundo, o francês Hugues de Varine, antigo Presidente do ICOM França e do ICOM Internacional, um dos principais dinamizadores, senão o fundador mesmo, do conceito de ecomuseu, é um profundo conhecedor dos museus da lusofonia, com numerosas intervenções em Portugal e no Brasil.
Durante o VI Encontro terá também lugar a 1ª Reunião das Comissões Nacionais do ICOM nos países da CPLP onde estas estruturas associativas já existem (Angola, Brasil e Portugal), prevendo-se ainda o anúncio da sua constituição em mais dois desses países (Cabo Verde e Moçambique).

Todas as contribuições científicas serão incluídas em actas, a editar pela CPLP. Paralelamente em colaboração com a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia será lançado um volume de bibliografia museológica em língua portuguesa (recolhas até aos anos de 1980), organizado por Natália Correia Guedes, volume que ficará também disponível em suporte digital no sítio Internet do ICOM Portugal (www.icom-portugal.org). Neste mesmo sítio será disponibilizada uma base de dados bibliográfica aberta à contribuição de todos os que, de todas as partes do Mundo, se sintam mobilizados pelo projecto de constituição de um repertório universal da produção museológica em língua portuguesa ou com origem em autores da lusofonia.

Finalmente, o programa social deste VI Encontro é constituído por uma recepção no Museu da Cidade de Lisboa, oferecida pela autarquia, durante a qual actuará o Grupo de Batucadeiras “Bomba de África “, e por uma sessão cultural a ter lugar no Centro Cultural de Cascais, seguida de jantar oferecido também pela respectiva edilidade. A sessão cultural referida evocará os ambientes da lusofonia, na poesia, no canto e na música, contando com a presença de José Mário Branco, Celina Pereira, Cao Bei e Elsa de Noronha.
Mais informações em:

 http://www.icom-portugal.org/cplp/

Nenhum comentário:

Postar um comentário