Ouvir o texto...

terça-feira, 29 de novembro de 2011

As raízes brasileiras que vieram da África ....Entende-se por Griô aquela,,,

Nesta terça-feira (29), a partir das 20 horas, o Arquivo Público e Histórico de Rio Claro recebe a Dona Divanilde de Paula (Diva), funcionária pública aposentada e presidente do Conselho Municipal da Comunidade Negra, para a 4ª Conversa Griô. Estão convidadas a participar pessoas interessadas em uma modalidade de aprendizagem da vida que foi denominada de Conversa Griô.

Arquivo sedia 4ª Conversa Griô nesta terça-feira

Divanilde de Paula, Dona Diva, participa da 4ª Conversa Griô do Arquivo Público
Divanilde de Paula, Dona Diva, participa da 4ª Conversa Griô do Arquivo Público
Divulgação



A proposta desse encontro é aproximar a comunidade rio-clarense de uma história que não está escrita nos livros, pois está apoiada na tradição oral.

A palavra griot é francesa, e designa os griôs como depositários de saberes e práticas de tradições negro-africanas.

Entende-se por Griô aquela pessoa que, pela experiência vivida na família e na comunidade, desempenha o papel de agente cultural, transmitindo oralmente valores, costumes e tradições aos seus descendentes e ao grupo, constituindo um elemento central na cultura afro-brasileira. São personagens presentes na diversidade étnico-cultural que nos formou enquanto nação.

As raízes brasileiras que vieram da África estão presentes em quase tudo que é vivenciado hoje. Muitas dessas presenças foram transmitidas oralmente e incorporadas à cultura afro-brasileira.

fonte:
http://jornalcidade.uol.com.br/rioclaro/intervalo/intervalo/84431-Arquivo-sedia-4-Conversa-Grio-nesta-terca-feira

Nenhum comentário:

Postar um comentário