Ouvir o texto...

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Manaus ganhará “Museu da Navegação da Amazônia” em 2013

Conceito do museu não é voltado somente para objetos, e sim para a sua relação imediata com a sociedade


MANAUS – A capital amazonense ganhará, em 2013, o “Museu da Navegação da Amazônia”. A ideia é instalar um “Museu Conceitual”, que tenha relação imediata com a sociedade. A iniciativa é da Sociedade Amigos da Marinha do Brasil (Soamar). Os projetos museológico e museográfico estão a cargo da Museóloga Veralúcia Ferreira e da Técnica em Assuntos Culturais Cléia Viana.
De acordo com o presidente da Soamar no Amazonas, Mariano Rebelo, a casa onde será instalado o “Museu da Navegação da Amazônia” já foi adquirida. O espaço está situado próximo ao Comando do 9º Distrito Naval, na Rua Bernardo Ramos – Japiim.
O projeto arquitetônico está em processo de confecção pelo arquiteto Sérgio Andrade.  Recentemente, a museóloga Veralúcia  Ferreira foi até o “Memorial Amazônico da Navegação” do Mangal das Garças, em Belém, para agregar conhecimento ao projeto que fará em Manaus. “Cheguei ao Museu do Mangal através das minhas pesquisas e gostei muito do que encontrei. As peças restauradas mostram a preocupação em conservar a memória da navegação amazônica”, destaca.
Segundo a Museóloga Veralúcia, “a concepção do “Museu da Navegação da Amazônia” é diferente do museu tradicional implantado no Pará. ”Vamos partir de um conceito voltado para a educação e a atualidade da navegação na Amazônia”
O acervo do Museu projetado para o Amazonas está sendo construído, pesquisado e servirá de apoio a essa proposta de um museu conceitual. “O objetivo é atender à nova perspectiva da ‘Museologia Internacional’, que não se baseia mais no conceito do museu voltado para objetos e sim para a sua relação imediata com a sociedade”, explicou o empresário Mariano Rebelo.
O “Museu da Navegação da Amazônia” está previsto para inaugurar no início de 2013.

fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário