Ouvir o texto...

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

MinC anuncia para 2012 investimento em museus

Instituto Brasileiro de Museus assumirá posição estratégica no MinC até a Copa do Mundo de 2014


Aproveitando o ensejo do Dia do Museólogo, comemorado no último domingo, dia 18, o Ministério da Cultura (MinC) anunciou um orçamento de R$129,5 milhões em 2012 para o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A cifra representa um aumento de 36% em relação a 2011 e é apenas uma parte do montante almejado pela entidade para a preparação dos museus brasileiros para a Copa de 2014. Criado em 2009, o Ibram é uma autarquia federal ligada ao MinC responsável por coordenar ações da Política Nacional de Museus.

Entre as ações previstas para 2012 está uma segunda edição do Programa de Fomento ao Museus, que, em 2011, disponibilizou 16 milhões em 10 editais, voltados para viabilizar projetos de construção e modernização de museus, incentivo a artistas, divulgação do tema museu na mídia (premiando roteiristas, jornalistas e carnavalescos que divulgassem a temática) e apoio a experiências de memória social desenvolvidas por comunidades. A entidade prevê a manutenção do Programa de Qualificação em Museologia, que promove oficinas de capacitação nos Estados e um aumento de 20% no número de exposições realizadas nos 30 museus geridos pelo Ibram (nenhum deles no Ceará).

O instituto anunciou também a realização, de 14 a 20 de maio, da 10ª Semana Nacional de Museus, mobilizando anualmente instituições museológicas de todo o País. De 16 a 20 de julho será realizado também o Fórum Nacional de Museus, evento bienal para avaliar e estabelecer as diretrizes da Política Nacional de Museus; e, em setembro, a 6ª Primavera dos Museus.

Copa 2014
Vislumbrando o grande fluxo de turistas nos eventos esportivos internacionais sediados pelo Brasil nos próximos anos (Copa das Confederações, Copa do Mundo de Futebol e Olimpíadas), o Ibram negocia a aprovação do Projeto do Legado Cultural, que prevê um orçamento de R$ 200 milhões por ano destinados até 2014 para ações de modernização, qualificação e garantia de atratividade dos museus no País.

De acordo com dados do Instituto, as cidades sedes da Copa do Mundo somam 600 museus, que precisam ser qualificados para receber os turistas e desenvolver ações que divulguem o acervo e estimulem a visitação.

Um outro desafio do Instituto é descentralizar as instituições museológicas no País, onde 79% dos municípios não possuem museus.

Os dados são do Cadastro Nacional de Museus, que registrou mais de 3 mil museus, publicado em 2011 no Guia dos Museus Brasileiros (disponível para download na internet http://www.museus.gov.br/guia-dos-museus-brasileiros/). A publicação lista instituições museológicas de todo o País, organizadas por Estado, com informações sobre o acervo, funcionamento e a atual situação.



fonte:
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1086071

Nenhum comentário:

Postar um comentário